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A Indústria 4.0 é tema de muita discussão ao redor de tecnologia que pode ser aplicada para trazer visibilidade, integração e melhor gerenciamento do chão de fábrica e manufatura. Na outra ponta estão os sistemas corporativos e termos como ERP, MRP, PCP, CRM são frequentemente lembrados. Bastante atenção tem sido dada nas duas pontas, mas dentro da organização existem diversos processos de suporte, como por exemplo:

  • Gestão integrada de segurança, qualidade e meio ambiente
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Projetos e Portfólio
  • Gestão de Serviços de TI
  • Gestão de Ativos

Esses processos fundamentais para o funcionamento, regulamentação e conformidade do negócio tem como característica um intenso esforço de tempo e pessoal para que atendam razoavelmente bem as necessidades do negócio.

Os processos de suporte e os desafios da integração

Como característica, tipicamente encontramos:

  • Grande quantidade de formulários em papel ou planilhas.
  • Pessoas dedicadas a digitar dados, preparar planilhas e publicar indicadores manualmente.
  • Sistemas isolados adquiridos ao longo do tempo para resolver os desafios de um departamento específico.
  •  Sobrecarga adicional dos colaboradores para alimentar os mesmos dados em sistemas isolados e desconectados.

Como resultado, falta visiblidade, muita energia focada em alimentar sistemas ao invés de analisar e tomar decisões. Aumento do risco a erros e alta sobrecarga para gestão de conformidade, frente a auditorias e tratativas de desvios reportados pelos consumidores.

Tipicamente vemos sistemas de gestão de qualidade ISO e outros sendo controlados por planilhas para controlar versões de documentos, instruções, formulários, registro de não conformidades e planos de açõa. Isso é um grande desafio para gerir e auditar, não é mesmo?

Outros exemplos que podemos citar são o reembolso de despesas de funcionários, gestão de chamados de suporte de TI, gerenciamento de portfólio de projetos, requisições de compras, etc.

integração de processos

Múltiplos fornecedores

Com uma grande quantidade de fornecedores de sistemas, resolvendo problemas isolados de cada processo/ departamento da empresa, outros desafios são encontrados:

  • Aplicações isoladas
  • Tecnologias em gerações diferentes
  • Funcionalidades duplicadas
  • Maior tempo para capacitar colaboradores
  • Alto custo de licenciamento
  • Dificuldade de gerenciamento de versões, atualizações e ciclo de vida das plataforma

A estratégia para a mudança rumo a integração

Uma estratégia coordenada pela alta gerência abre espaço para buscar uma plataforma integrada, que tenha como características mínimas:

  • Atender os requisitos funcionais e regras de negócio.
  • Ser modular e escalável.
  • Permitir implantação faseada.
  • Reduz os custos de licenciamento e gerenciamento de versões e suporte.

business process management

A busca por uma plataforma única e integrada, com uma linguagem que permite automatizar boa parte dos fluxos de processos, como por exemplo: o preenchimento de um formulário, as aprovações em diversos níveis e integrações automáticas com outros departamentos. Isso leva a inúmeros benefícios, dos quais podemos citar:

  • Área de trabalho e interface única aos usuários.
  • Modelagem padronizada dos processos.
  • Conformidade de processos com base em regulamentos de qualidade e segurança.
  • Documenta e automatiza dezenas de processos internos em substituição a papel, planilhas ou sistemas isolados.
  • Melhora a eficiência operacional.
  • Reduz a exposição a risco, com mais pontos de controle.
  • Reduz o custo com licenciamento e suporte.
  • Otimiza a carga de trabalho da equipe e redução de horas extras.
  • Melhora a comunicação e visibilidade.

A correta modelagem e automação dos processos de negócio abre as portas para que as integrações com o chão de fábrica e o ERP ocorram de maneira sólida e sustentável.

A padronização e integração dos processos de negócio agrega significativamente valor ao negócio. Reflete melhor qualidade dos produtos, identificação de gargalos e acompanhamento do desempenho da equipe. Aumente a produtividade da organização e aplique a melhoria continua de maneira consistente.

Saiba mais como podemos apoiar sua estratégia de integração em Brasil Logic Sistemas.