Compartilhe este artigo:

Medidas para redução de custos nas linhas de produção nunca se tornaram tão relevantes como hoje. Buscar ferramentas que otimizem o tempo dos funcionários no chão de fábrica, evitem o desperdício, maximizem o desempenho das máquinas, entre outras, tornaram-se prioridades para gestores de plantas industriais como saída para a retomada da competitividade em meio à recessão econômica brasileira.

De acordo com especialistas, resolver essas questões exige a modernização da manufatura através da automação industrial. A partir de sistemas avançados, gestores podem acessar informações online sobre o desempenho das linhas de produção e, especialmente, aquelas relacionadas às condições e capacidade de cada equipamento.

Com o monitoramento das condições reais dos equipamentos, técnicos recebem alertas sobre eventuais irregularidades. Com isso, as decisões sobre manutenções preventivas passam a ser mais assertivas e rapidamente executadas para prevenir falhas, evitando que o equipamento pare e impacte a produtividade. Para se ter uma ideia, manutenções preventivas podem reduzir em até 30% os custos com manutenção, eliminando cerca de 75% das falhas da máquina e diminuindo em até 20% o consumo de energia.

Outro ganho com a automação dos processos da manufatura, especialmente os manuais, está no fato dos operadores terem mais tempo para se dedicarem às estratégias de aumento do volume e da qualidade do que se está produzindo.

Automação sob medida é opção para diminuir despesas

Engana-se quem acredita que a automação industrial tem um alto custo. Hoje, já existem ferramentas de baixo custo disponíveis. Além disso, gestores podem optar por projetos sob medida onde a modernização acontece por etapas e no mesmo ritmo de crescimento dos negócios, acompanhando a evolução dos ciclos dos processos produtivos. Podem optar também por um projeto piloto e decidir se uma dada solução tem aderência à planta, antes que ela seja replicada para o restante da fábrica. Ganhar aprendizado e aperfeiçoar a solução no projeto piloto, gera economias escaláveis na fase de replicá-la para outras partes da manufatura.

A Brasil Logic Sistemas está há mais de uma década imersa no universo de automação industrial. Por isso, seus profissionais e sua equipe técnica conhecem muito bem os desafios e as particularidades necessárias para a criação e implantação de projetos personalizados de automação simples e complexos, com custo acessível, para qualquer planta industrial.

Entre em contato conosco e saiba como obter soluções de automação de baixo, capazes de reduzir despesas e os riscos inerentes aos processos de manufatura, para torná-la mais sustentável e avançada em prol a sua lucratividade.

Por Eduardo Vieira, diretor da Brasil Logic Sistemas.

(imagem: divulgação)