Compartilhe este artigo:

A nuvem para a indústria não só reduz custos como também promove maximização de vários processos. Mas quais são as outras vantagens que a cloud oferece?

O meio industrial está cada vez mais se integrando às tecnologias digitais, isso é fato e não há retornos.

Nesta nova indústria 4.0, a geração, análise e aplicação de dados é fundamental. Porque é isso que permite melhorar processos, eliminar o papel e muito mais.

Com o avanço da transformação digital, a quantidade de dados gerados e analisados por uma empresa deste tipo não é pequena. Além disso novas demandas de publicação, colaboração e compartilhamento são demandadas.

Logo, é necessário que uma estrutura robusta e flexível, e certamente a nuvem é a melhor opção. No entanto, esta migração não está sendo rápida como deveria.

Pois somente metade das organizações usa os recursos da nuvem em seus negócios, segundo um estudo da Accenture. 

E apenas um grupo diminuto entre estas empresas, usa todo o potencial que a nuvem tem a oferecer.

Enfim, a cloud é um elemento incontestável da inovação pela qual estamos passando, a estrutura, de fato, tem muitas vantagens, às quais vamos pontuar a seguir!

Quais as principais vantagens da nuvem para a indústria

O recurso Cloud Computing existe desde 1997, foi mencionado pela primeira vez por Ramnath Chellappa, durante uma palestra.

Entretanto, a tecnologia deste recurso tem relação com o desenvolvedor da programação LISP,  John Mccarthy com o nome de  Utility Computing.

Mccarthy também foi o iniciante na tecnologia de inteligência artificial, ainda nos anos 60.

Atualmente, a nuvem para a indústria, oferece muito mais que armazenamento de informações, ou seja, existem diversas vantagens.

Algumas das vantagens de migrar a gestão para a nuvem são, por exemplo, a administração da disponibilidade, atualizações de segurança e manutenções, as quais são de responsabilidade do provedor do serviço em nuvem.

Entretanto, ainda há outros benefícios, e é isso que veremos a seguir. Acompanhe!

Redução de custos

Para se manter competitiva no mercado, a indústria deve ter uma preocupação constante em reduzir os seus custos para assim oferecer o melhor preço ao cliente.

E a computação em nuvem para a indústria pode ajudar nisso!

As soluções neste setor podem diminuir o custo de implementação de automatização de forma significativa.

Além disso, não existirá mais a necessidade de ter uma grande quantidade de equipamentos, tais como servidores e data centers. Ou pelo menos reduzirá drasticamente a quantidade deles.

Outra forma que a nuvem pode ajudar na redução de custos é com os processos de manutenção.

Sem uma grande estrutura de servidores, não há necessidade de rotinas de manutenção de infraestrutura.

E, desta forma, não há uma necessidade de alocação de equipe e sobressalentes para atender tais quesitos.

Segurança de dados

A informação sempre foi poder, e hoje em dia mais ainda. Logo, os dados se tornaram um ativo fundamental de qualquer indústria.

E a melhor maneira de armazenar os dados sensíveis de sua empresa é na nuvem para a indústria. Por exemplo, backups não dependerão de mídias físicas, que sempre podem sofrer acidentes ou corrupções.

Sem dizer que o acesso a estes dados é bastante restrito e protegido por criptografia.

Armazenar dados na nuvem pode até auxiliar em questões de compliance! Tipicamente os grandes provedores de serviço em nuvem possuem um vasto número de certificações de segurança, específicas, inclusive, para diversas verticais do mercado.

Além disso, as aplicações em nuvem também permitem melhor gerenciamento de segurança e compartilhamento de informações de forma mais fácil e segura.

Novas tecnologias da Indústria 4.0

Mais segurança na nuvem para a indústria

A estrutura em nuvem permite também explorar uma expansão de infraestrutura de maneira mais flexível e poderosa.

As aplicações com tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como machine learning, inteligência artificial e big data, exigem grande capacidade de processamento e armazenamento. 

Essas tecnologias, no entanto, seriam altamente custosas para montar e manter uma estrutura local e consequentemente rodar tais aplicações, mais uma vez, portanto, a nuvem para a indústria tornou-se uma opção viável e com custo competitivo para esse tipo de solução.

Maior compreensão de recursos

A partir do momento que você digitaliza os processos de sua indústria e coloca na nuvem, terá uma visão mais ampla sobre eles.

Desta forma, será mais simples pensar em otimizações, identificar gargalos e economizar gastos e recursos que estão sendo desperdiçados.

Você conseguirá tomar melhores decisões e de forma mais rápida, graças a modernização na gestão de dados que a cloud propicia.

Além disso, é possível monitorar os processos em tempo real, e eles estarão centralizados em um único lugar.

O que decerto é bastante útil para empresas grandes que têm presença em diversas regiões, por exemplo.

Enfim a nuvem para a indústria, de fato, é algo essencial para maximizar a gestão e segurança na sua empresa – é inovação!

Então considere essa tecnologia e prepare sua indústria para alcançar um outro patamar no setor!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!