Compartilhe este artigo:

A visibilidade de produção integrada na indústria alimentícia contribui de maneira significativa para atender as exigências normativas de produção bem como suprir a gestão de produção com indicadores para a tomada de decisão, auditorias e investigação de desvios de qualidade.

A produção da indústria alimentícia é absolutamente controlada. Como se lida com alimentos, contaminações, diferenças na temperatura adequada, armazenamento e problemas estruturais não podem ocorrer. O risco é alto: os produtos podem ser descartados se as regras de fabricação não forem seguidas.

É comum no cenário produtivo a elaboração dos produtos iniciarem em um processo de batelada, onde cada lote é preparado em um tanque com operações de adições manuais e/ou automáticas, mistura, aquecimento, etc. Muitas dessas operações são manuais e o controle e apontamento dos tempos de cada etapa e quantidade dosadas ficam a cargo do apontamento manual dos operadores. Já no cenário de embalagem, em muitos casos, há uma diversidade de fabricantes para envase, empacotamento, etc que não se comunicam e dependem de coleta manual dos dados de produção.

Em resumo esse cenário de produção depende dos apontamentos manuais para ser gerenciado. Grande quantidade de papéis e digitação dos dados coletados manualmente dentro de sistemas ERP.

Por que melhorar a visibilidade de produção?

A indústria alimentícia realiza um trabalho sensível. Além de padrões rígidos de segurança na produção, que por si só já requerem extensos treinamentos e documentações, há sempre a possibilidade de prejuízos com o descarte.

A conformidade com a norma IN-4 pode ser atendida integralmente e melhor documentada com a gravação automática dos registros de produção. Mesmo que operações manuais não sejam automatizadas, o registro das etapas pode ser feito automaticamente.

Quais tecnologias e recursos podem aumentar a visibilidade de produção?

Dispomos de grande quantidade de recursos e tecnologias que já estão consolidadas no mercado para potencializar a visibilidade, atender de maneira mais consistente e controlável a IN4 e permitir uma gestão mais efetiva do processo produtivo. Vamos a eles:

Quais-tecnologias-e-recursos-podem-aumentar-a-visibilidade-de-producaoColeta e centralização dos dados

Os dados gravados em uma base central permite gerenciar o armazenamento, contextualização e distribuição das informações e indicadores de maneira mais efetiva e entregar no formato que cada departamento precisa para gerenciar suas métricas.

Documentação de procedimentos e boas práticas de produção

As boas práticas de manufatura não podem estar reservadas somente à colaboradores chave. Quando se trabalha assim, a indústria termina por se fazer de “refém” a quem emprega. Se esse operador se desliga, seus conhecimentos são completamente perdidos ou mal reproduzidos por quem trabalhou com ele?

A criação de fluxos digitais passo a passo para procedimentos operacionais permitem  centralizar o conhecimento, monitorar os tempos de execução e assegurar a rastreabilidade de quem e quando a executou.

Indicadores para os gestores

A entrega de indicadores que podem ser visualizados em smartphones, recebimento de alerta por e-mail ou SMS automaticamente quando uma condição crítica de produção é atingida e previsibilidade de tendências são alguns dos recursos que os gestores podem usufruir com a produção integrada.

Reduzir o tempo de lançamento de dados, dedicar-se a mais análise. Reduzir o tempo de reação mediante desvios, aumentar a rastreabilidade de produção, dentre vários outros. O acompanhamento em si dos KPIs de produção e qualidade é outro exemplo de aplicabilidade desses recursos.

Indicadores-para-os-gestoresEsses são apenas três pontos em que a automação industrial atua na visibilidade na indústria alimentícia. Somente com eles já se torna possível perceber a grande influência que ela pode ter em todos os processos de produção.

Para mais artigos como esses, assine a nossa newsletter antes de ir! Tenha sempre um update no seu e-mail para não perder nossos novos artigos. Um grande abraço e obrigado por ler!

(imagens: divulgação)