Compartilhe este artigo:

A Indústria 4.0 promoverá uma combinação de tecnologias, que permitirá às empresas inovar processos produtivos a partir de plataformas integradas de manufatura avançada. No entanto, vale destacar o fato de que tais estruturas serão sustentadas por tecnologias em nuvem (Cloud Computing). O grande benefício disso é que as indústrias se beneficiarão de mais agilidade, flexibilidade, colaboração e modularidade dos processos de produção.

Tudo isso possibilitará que empresas tenham cadeias de produção totalmente conectadas com o mundo digital, com controle de dados desde a entrada dos insumos até a entrega ao consumidor final, dando grande velocidade à produção seriada ou flexibilidade a produção com alta variabilidade de produtos. Máquinas se comunicarão umas com as outras, com os sistemas de logística das fábrica e terão melhores interfaces com seus operadores. No futuro, tudo será gerenciado de forma integrada, por meio de sistemas ciber-físicos que terão a função de estabelecer essas intercomunicações. Conheça, a seguir, as principais vantagens da quarta revolução industrial:

  1. Operações em tempo real –  Na Indústria 4.0, será possível a construção de um grande banco de dados provenientes dos processos produtivos do chão de fábrica, bem como o tratamento instantâneo dessas informações – essenciais para a tomada de decisões assertivas e em tempo real;
  1. Migração para o mundo virtual – Empresas poderão dispor de cópia virtual de suas “fábricas inteligentes”. Com isso, tarefas de rastreabilidade e monitoramento poderão ser executadas remotamente graças a sensores fixados ao longo das instalações fabris;
  1. Descentralização – Sistemas cyber-físicos poderão tomar decisões, baseadas em necessidades identificadas em tempo real nas linhas de manufatura; Predição de falhas nas máquinas irão acelerar o diagnóstico,  reduzir tempo de equipamento parado por defeito. A coleta de contagem de produção, itens descartados e dentro dos parâmetros de qualidade serão realizados mais rapidamente.
  1. Sistemas orientados a serviços – A Internet e os softwares estarão cada vez mais voltados para serviços; Assistência remota, manutenções mais assertivas, acompanhamento de produção serão possíveis graças a plataforma única de comunicação.
  1. Manufatura modular – Atividades das máquinas poderão ser alteradas com facilidade. Dessa forma, os processos produtivos se tornarão ainda mais flexíveis, permitindo estruturação de módulos para atender demandas específicas; Lançamento de novos produtos, alterações de fórmulas existentes serão mais rápidas de configurar nos sistemas.
  1. Operações integradas – Com a adoção de sistemas cyber-físicos, as fábricas contarão com infraestrutura inteligente capaz de estabelecer contato com a cadeia de fornecedores e clientes, ponta a ponta. As demandas serão melhor sincronizadas.

Para ajudar empresas a transformar dados brutos em indicadores relevantes, rastrear e monitorar processos produtivos em tempo real, a Brasil Logic Sistemas pode ser o parceiro ideal. Com mais de uma década de experiência em automação industrial, oferecemos soluções que elevam a qualidade, aumentam a produtividade e potencializam a aplicação de recursos materiais e humanos em plantas industriais.

Fale com a Brasil Logic e saiba como nossos especialistas podem ajudar a sua empresa a implantar um projeto de automação integrada dos processos de produção, rumo à Indústria 4.0!