Compartilhe este artigo:

Com a retração econômica do último ano, muitas indústrias deixaram de investir na substituição ou ampliação dos equipamentos no chão de fábrica. Sem essa mudança, muitas indústrias acreditam estar longe de seu alcance uma solução para reduzir despesas , aumentar a produtividade e controlar processos, enquanto também faz crescer o faturamento dos negócios. Para eles parece inimaginável encontrar uma saída viável, sem perda de tempo ou dinheiro para customizar produtos. O fato é que esses fabricantes precisam saber que tudo isso já pode ser feito hoje, por meio da automação de processos industriais.

Um estudo intitulado “Indústria 4.0: o novo desafio para a indústria brasileira” coordenado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), ouviu fabricantes para saber como anda a adoção da tecnologia diante da tendência de manufatura avançada, inclusive em pequenas empresas. A sondagem abordou cerca de dez tecnologias, dentre elas a automação industrial com e sem sensores; além de sistemas de gestão, coleta, processamento e análise de grandes quantidades de dados (Big Data). Acredite: mais de 57% dos entrevistados disseram não ter conhecimento suficiente sobre qualquer um desses recursos capaz de inserir a indústria na era digital.

O que muitas empresas também não imaginam é que a combinação dessas tecnologias pode ajudá-las a usufruir dos benefícios da indústria 4.0, num curto espaço de tempo. Sistemas de gestão integrado com a produção, por exemplo, colaboram para que gestores monitorem os processos de produção em tempo real. Assim, podem antever problemas na manufatura e agir preventivamente para corrigi-los, antes que eles aconteçam. O acesso a indicadores de performance estruturados permite ainda que gestores possam tomar decisões estratégicas assertivas, reduzindo despesas e custos operacionais e aumentando a lucratividade.

Automatizando processos

Posteriormente, o uso da tecnologia pode ainda melhorar a eficiência geral dos equipamentos, o que chamamos de OEE (Overall Equipment Effectiveness), realizando um diagnóstico que compara o quanto a máquina é capaz de produzir com a quantidade que ela está produzindo. A partir dessa métrica é possível atuar em gargalos e melhorar o indicador de OEE, considerando fatores como pausas para manutenção, troca de operadores, falhas recorrentes, setup de máquina, entre outros.

No entanto, um dos grandes desafios da automação é integrar tais tecnologias com antigos equipamentos. Para essa missão é possível adotar diversas estratégias. que dependerá do nível de obsolescência do parque fabril. Poderá necessitar desde mudanças de infra-estrutura, atualização de software, etc.

Por isso, como boa prática, considere a automação de processos um importante aliado da sua empresa para obter maior disponibilidade e qualidade dos sistemas de produção.

Embora seja uma missão difícil, ela é possível para especialistas na área. A Brasil Logic Sistemas é especializada em automação industrial com profissionais que avaliam o nível de maturidade digital da sua planta industrial e oferecem soluções tecnológicas sob medida para o seu negócio.

Entre em contato com a Brasil Logic e saiba como modernizar a infraestrutura da sua área de produção, rumo à Indústria 4.0!

(imagem: divulgação)