Compartilhe este artigo:

Uma questão relevante para o crescimento de qualquer indústria é a capacidade de conhecer profundamente as condições de produção. As métricas de qualidade representam grande  parcela dessa realização.

No mercado atual, onde cada segundo perdido é valioso, é necessário assertividade do setor de qualidade em conjunto com a precisão dos dados obtidos. Como alternativa aos modelos tradicionais, surge a automação industrial, ganhando em dados, precisão e tempo para as tomadas de decisão.

Você já parou pra pensar em quanto tempo você ganharia com o controle de qualidade automatizado? E nas vantagens de acompanhar métricas em tempo real e mais precisas que as que utiliza atualmente? Gostaria de saber mais sobre o assunto?

Então vamos lá.

Desvantagens das métricas de qualidade pelo modelo físico

O método de medição da qualidade não automatizado é ditado pelo trabalho de um analista de qualidade. Esse processo, entretanto, possui algumas limitações quando a automação industrial não age em conjunto com ele.

Isso porque a passagem da métrica por um trabalhador humano e o seu processamento por planilhas isoladas e relatórios físicos possui limites de velocidade que não correspondem às expectativas da demanda industrial atual.

Além disso, a captação desses dados por um analista através de relatórios preenchidos pelos operadores de manufatura são vulneráveis ao erro humano: sua potencialidade se manifesta através de uma medida mal-realizada ou um erro de processamento do dado.

Esses erros se tornam ainda mais frequentes quando existe uma demanda por entrega veloz, diminuindo a precisão dos dados obtidos. É o chamado overworking.

Além disso, o feedback das informações obtidas através desse processo de métricas físicas causa um gap entre a obtenção do dado e sua compreensão dentro do contexto da produção.

O resultado é que muitas vezes quando se nota um erro já é tarde para a realização de uma correção.

Métricas integradas com a produção

Com os avanços da automação industrial, as falhas de métrica de qualidade passam a ter uma ocorrência muito mais rara do que as associadas a um controle automático.

Os processos automáticos apresentam grandes facilidades voltadas especificamente para as dores mais comuns das plantas que se utilizam do modelo físico de processamento e captação de informações.

O CEP Online é um sistema que traz todo o poder de acompanhamento em tempo real para as mãos dos engenheiros de produção e analistas de qualidade.

Reunindo informações e guiando o poder de processamento que você possui na realização de cálculos complexos para a criação de gráficos, interpretação de alarmes e acompanhamento em geral das métricas de qualidade de forma centralizada, o seu uso é o que a automação industrial oferece de melhor: praticidade e assertividade na busca por controle total.

Causas especiais documentadas

Os alarmes de variáveis que transpassam limites de controle e especificação podem desencadear um fluxo de Causa-Ação para a operação. Ou seja, é necessário que o operador selecione e comente qual foi a causa mapeada e a ação tomada para liberação. Todos esses desvios ficam armazenados no sistema para posterior consulta com os dados da causa, ação e comentário gravado para o ponto de desvio e indicação do operador que executou o procedimento.

Cartas de controle

A utilização do CEP Online pelos analistas da qualidade e pelos engenheiros torna a elaboração das cartas de controle em qualquer especificação mais simples e dinâmica.

Processo exato e que propicia um grande entendimento sobre a produção, as cartas de controle geram gráficos precisos em um ambiente virtual, ou seja, amparado pelo grande poder de processamento que a automação industrial possibilita.

Assim, é possível criar cartas de controle por variáveis – Xbar– R, Xbar – S, Xbar-MR– ou por atributo – U-chart e P-chart. Tudo isso em um sistema unificado, que está constantemente captando informações da produção dos equipamentos.

Histogramas

Outra ferramenta de análise que se torna simples de gerar e acompanhar é o histograma, através do qual é possível prever o menor desvio em relação ao padrão esperado, o que torna a visualização de repetibilidade, dispersão, causas especiais, cpk e ppk muito mais prático.

Dessa forma, sua principal função é a de acompanhar a situação da produção, o que, é claro, se beneficia absolutamente com a possibilidade de consulta em tempo real que o CEP Online oferece.

Esse é um ponto interessante de se desenvolver: esses índices são mostrados quando você precisa, e não apenas quando estão disponíveis. O sistema permite visões por período, turno, equipamento e produto.

Melhoria contínua

O center lining é um método que estabelece metas em máquinas operando na produção com foco voltado para a melhoria contínua.

A aplicação desse método requer um acompanhamento próximo para que seja possível entender o que as metas estão dizendo e onde é possível estabelecer os pontos de melhora e tomar ações decisivas buscando esse conceito.

A automação industrial, na situação de aplicação pelo CEP Online para a geração de métricas de qualidade, possui os requisitos para a aplicação do center lining e o torna mais interativo e prático, voltado para a ação e para a sua velocidade.

Acompanhamento fácil

A melhor parte é que o acompanhamento dos dados pode ser feito de qualquer lugar graças ao navegador web que o CEP Online oferece, através da qual as métricas de qualidade passam a estar disponíveis para acesso por dispositivos conectados à internet e com os requisitos de segurança da informação adequados.

Isso cria a possibilidade de monitoramento mesmo quando o responsável se encontra ausente fisicamente da empresa, com o uso da nuvem para o armazenamento desse tipo de informação.

Onde encontrar o CEP Online?

Se essa é a solução que você está buscando para organizar melhor suas métricas de qualidade, a Brasil Logic está aqui para te ajudar.

Essas são apenas algumas das funcionalidades que o CEP Online oferece, sendo que o seu potencial de aplicação no âmbito das métricas de qualidade perpassa a captação total dos dados de produção e, então, propicia um controle da qualidade mais dinâmico e assertivo.

A assertividade, nesse caso, está completamente relacionada com a possibilidade de acompanhamento em tempo real.

Nós frisamos muito essa questão durante o artigo porque é aí onde verdadeiramente se mostra o poder da indústria 4.0: os cálculos e as métricas de qualidade ainda são modelos tradicionais e com anos de atuação, mas a sua leitura é que se renova com a tecnologia.

Venha conhecer o CEP Online! Veja suas funcionalidades com calma e, se houver alguma dúvida sobre a sua implantação, não deixe de entrar em contato com os especialistas da Brasil Logic!

(imagens: divulgação)