Compartilhe este artigo:

No dia a dia, a equipe do chão de fábrica têm que executar uma série de tarefas para evitar atrasos no cronograma de produção. Com isso, nem sempre resta tempo para uma avaliação precisa sobre as condições das máquinas, a fim de garantir que mantenham um alto desempenho. Ciclos de produção com prazos mais curtos tornaram-se comuns na manufatura, refletindo a demanda crescente de clientes exigentes e ávidos pela fabricação rápida de produtos, sem perder timing para introduzi-los no mercado.

Com prazos de produção tão apertados, passam por despercebidos pequenos sinais que indicam necessidades de manutenções preventivas nos equipamentos. Então, operadores só dão conta de que as máquinas requerem ajustes, quando elas param. Além de comprometer a produtividade devido às paradas não previstas, as manutenções podem ficar mais caras ou mesmo levar tempo para serem realizadas – especialmente nos casos em que o reparo a ser feito depende de uma peça específica, a ser encomendada. Por fim, os prejuízos podem ser gigantescos, comprometendo não apenas a entrega dos produtos, como a relação com seus consumidores.

Para evitar situações como essas, especialistas recomendam que gestores de manufatura tenham um plano de manutenções preventivas aos equipamentos, mantendo um controle dos dispositivos que precisam ser trocados ou consertados antes da falha. Contar com esse levantamento atualizado a princípio parece ser desafiante e complexo, mas muito simples quando tudo é automatizado e ferramentas de diagnóstico estão disponíveis à equipe de manutenção.

Automação reduz custos e paradas inesperadas

A automação de plantas industriais é apontada como uma excelente opção, para que gestores tenham em mãos informações em tempo real sobre o desempenho das máquinas e possam atuar preventivamente, evitando paradas inesperadas. Mesmo projetadas para suportar grandes demandas, as peças das máquinas desgastam e precisam ser substituídas. A automação é capaz de enviar alertas aos operadores, apontando necessidades prévias de ajustes antes que as falhas aconteçam. Assim, é possível planejar com antecedência o estoque de peças de reposição para trocas imediatas, minimizando o tempo das manutenções dos equipamentos ao reduzi-lo de dias para horas ou minutos.

Outro benefício é que a automação contribui para aumentar a vida útil das máquinas através de cuidados preventivos constantes. Poderosos recursos de diagnóstico guiam para resolução rápida de defeitos e indicam causas raiz das falhas e permitem uma tomada de ação consistente e assertiva para bloquear a recorrência da falha. Portanto, não há dúvidas de que automatizar a manufatura é um assunto a ser tratado com prioridade por gestores, que miram na otimização de custos enquanto elevam a produtividade.

A automação já é uma realidade em muitas plantas industriais do nosso país. A Brasil Logic Sistemas é especialista no assunto, escolhida por inúmeras empresas para fornecer soluções eficientes de automação que ajudam a superar os desafios da rotina de manutenção dos equipamentos. Seus profissionais fazem um estudo completo da área de manufatura para criar um projeto personalizado, sob medida para o seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato com a Brasil Logic Sistemas e reduza as interrupções na sua produção com soluções de automação de última geração!

Por Eduardo Vieira, diretor da Brasil Logic Sistemas.

(imagem: divulgação)