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A otimização de processos industriais sempre foi altamente priorizada pela gestão.

A redução de custos e aumento na disponibilidade de ferramentas e recursos de tecnologia da Automação/ Informação, que estão cada vez mais acessíveis e têm o uso facilitado, tornou essa tarefa muito mais fácil.

O CEP, também conhecido por Controle Estatístico de Processo, tem papel fundamental nesse sentido. Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre ele!

O que é Controle Estatístico de Processos?

O CEP é capaz de demonstrar variações aleatórias ou comuns na produção, viabilizando a identificação de desvios e suas correções de forma muito mais ágil.

Por consequência, quando implantado com uma metodologia sólida, contribui para reduzir significativamente os custos com perdas, melhoria contínua dos processos e mitigação de potenciais riscos de liberação de produtos não conformes.

É importante lembrar que o CEP pode ser aplicado em todo o processo de produção, buscando e eliminando erros, e possibilitando o aumento da qualidade e lucratividade da empresa.

Pode se dizer, portanto, que o Controle Estatístico de Processos é uma forma de entender o processo mais a fundo para que se possa extrair seu máximo potencial.

Através de gráficos de controle e estatística descritiva uma ferramenta CEP registra dados e detecta quando um evento incomum acontece.

Esses gráficos tentam distinguir dois tipos de variações em um processo:
1. alternância de causa comum, que está intrínseca ao método,
2. variação especial, que advém de fontes externas, indicando falta de controle no processo.

Como o Controle Estatístico de Processos auxilia no controle de qualidade?

A melhoria na capacidade de garantir qualidade permite que as ocorrências de eventos de não conformidade em linha produtiva sejam praticamente reduzidos, assim como a emissão de um lote fora de padrão que deverá ser recolhido posteriormente.

Além disso, o CEP automatizado, promove ainda:

Diminuição de erros

Por atuar praticamente em tempo real, através do CEP é possível detectar erros durante o processo produtivo, o parando antes que finalize um lote problemático e reduzindo o impacto que esses produtos fora de padrão causariam caso fossem entregues aos clientes finais. Esse ponto contribui para redução de pequenas paradas que comprometem a disponibilidade da linha e reduz sua eficiência.

Redução de perdas

Ao detectar problemas em uma linha produtiva logo no começo da fabricação do lote, permite-se que o desperdício com matéria-prima e mão de obra seja evitado.

Sabendo também exatamente a causa do problema, pode-se atuar na sua correção e, por consequência, o processo produtivo é otimizado para ter um custo menor e, assim, uma maior lucratividade.

Como acelerar os benefícios do CEP?

A implementação do CEP demanda grande planejamento e envolvimento dos times da linha de produção e suas lideranças.

Tipicamente os registros das variáveis a serem controladas são realizados em papel ou planilha, que demandam tempo da operação. Além disso eleva-se o risco de erros no registro, que podem comprometer o processo.

O registro manual também limita a quantidade de variáveis e frequência de coleta, uma vez que o operador partilha essa tarefa com funções chave no controle da linha de produção.

Na fase de compilação dessa massa de dados e posterior geração dos indicadores para análise, outro desafio é imposto. Sem um sistema integrado desde a coleta, armazemento e geração dos indicadores, o tempo desse ciclo pode se tornar longo: dados de um turno provavelmente serão analisados somente no dia posterior e potenciais desvios serão tratados depois do produto sair da linha de produção.

Cartas de controle, histogramas, índices de capabilidade (cpk), média, desvio padrão, dentre inúmeros outros, quando dependem de recursos humanos para sua geração, demandam mais tempo e energia e não estarão no timing necessário para seu efetivo papel.

O CEP integrado, na coleta e armazenamento, gera de maneira consistente e automática os relatórios necessários no timing de produção e na frequência necessária para cada um dos públicos a quem se destina: operação, coordenação e gerência.

As evidências ficam armazenadas e documentadas digitalmente com fácil acesso. Quem, quando e o que foi feito ficam registrados e com isso os planos de ação tornam-se mais consistentes.

Os ciclos de melhoria tornam-se mais rápidos e efetivos.

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(Imagens: divulgação)