Compartilhe este artigo:

O cenário de recessão econômica do país tem levado as empresas a repensar suas estratégias de crescimento. Só em 2016, a indústria brasileira obteve queda de aproximadamente 6,6% e uma das decisões unânimes entre gestores é, sem dúvida, a redução de custos para a retomada da competitividade. No entanto, o desafio de entregar para o mercado um produto que tenha margem menor, um ciclo de produção mais curto e qualidade superior não é uma tarefa simples.

A otimização de processos engloba a combinação de diversos recursos, mas pode-se dizer que entre os principais deles está a tecnologia. Uma ferramenta poderosa para dar visibilidade em tempo real e direcionamento, rumo à melhoria da qualidade na produção, são os indicadores de performance. Além disso, eles ajudam a alinhar as estratégias da manufatura aos objetivos operacionais e financeiros da organização.

Algumas empresas trabalham com indicadores de performance de qualidade específicos, mas dentre aqueles considerados comuns utilizados pela indústria estão a média, o desvio padrão, valor mínimo e máximo da variável, Cp (capacidade de processo), Cpk (índice da capacidade de processo), entre outros. É preciso expertise para a identificação desse conjunto de indicadores-chave,  definido de acordo com a natureza de cada processo. Uma vez mapeados, softwares de gestão de produção trabalham na coleta e estruturação gráfica das informações, dando um panorama atualizado das operações da fábrica a qualquer momento.

Gestores de qualidade de plantas industriais fazem uso desses indicadores para identificar possíveis desvios logo no início ou durante o processo de produção e agir preventivamente, minimizando prejuízos aos negócios. Ao mesmo tempo, quando o gerente da produção escala tais gráficos estatísticos aos líderes da empresa, as decisões corporativas tornam-se muito mais consistentes. Como exemplo de respostas que tais indicadores podem trazer estão:

  • um equipamento está operando dentro de sua capacidade e de acordo com os limites de especificação exigidos?
  • uma determinada característica do produto está formando uma tendência que levará a um desvio que poderá ser evitado?
  • fornecer dados consistentes para uma investigação de desvio e gerar um plano de ação assertivo

Um levantamento realizado por uma empresa americana de pesquisa (LNS Research), com cerca de 400 fabricantes, apontou que plantas industriais que têm visibilidade em tempo real das métricas de qualidade de fabricação, logicamente, estão superando os resultados em relação àquelas que não têm. É notável como áreas de manufatura que tiveram resultado inferior à 80% nesse estudo, devem urgentemente investir em uma sistema de gestão de indicadores para melhorar seu desempenho.

A Brasil Logic, especialista na automação industrial, trabalha junto com a área de produção de seus clientes para o mapear e estruturar indicadores-chave dando visibilidade em tempo real da manufatura, por meio de sistemas avançados. Como resultado, as equipes de manufatura deixam de fazer esse trabalho manualmente para ter mais tempo dedicado à análise, planejamento e à tomada rápida e assertiva de decisões voltadas à melhoria de custo, produtividade e a qualidade dos processos. Atuamos há mais de uma década no setor industrial, gerando inovações que potencializam a aplicação de recursos materiais e humanos em plantas industriais. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!

Por Eduardo Vieira, diretor da Brasil Logic Sistemas.

 (imagem: divulgação)