Compartilhe este artigo:

Parte do sucesso da gestão de qualquer negócio está atrelado à decisões assertivas, baseadas em análises prévias de informações relevantes. Reunir e estruturar tais dados, usufruindo da capacidade de entendê-los antes da tomada de decisão, certamente eleva o nível de assertividade. Para dar mais velocidade à coleta, organização, visibilidade e análise de tais informações, empresas têm adotado sistemas capazes de gerar e processar automaticamente controles online com indicadores de performance, para os quais atribuímos o nome de KPIs (Key Performance Indicator). Para compô-los é essencial ter a habilidade de mapear processos, métricas e objetivos específicos de cada área, definindo fontes de informações, períodos de medição e para quem esses indicadores serão disponibilizados.

Na manufatura, por exemplo, os padrões de qualidade estão cada vez mais rígidos. É preciso estar atento a possíveis desvios e saber agir rapidamente, garantindo que produtos em não conformidade com os parâmetros de produção não sejam comercializados – neste caso, os danos tanto aos consumidores quanto à reputação da marca seriam incalculáveis. A missão dos KPIs é justamente ajudar gestores em análises prévias, evitando que situações como esta aconteçam.

Para tanto, controles online com gráficos por variáveis ou atributos, e informações relevantes podem ser criados para dar visibilidade em tempo real sobre o desempenho de cada processo, fazendo com que administradores tenham mais clareza sobre as condições dos equipamentos, permitindo ainda antever eventuais falhas. Assim, ao agir proativamente em correções, é possível assegurar produções mais eficientes, minimizando perdas e até o tempo de parada das máquinas.

Com a utilização de indicadores apropriados, pode-se obter retorno efetivo com:

  • aumento de produtividade
  • redução de perdas/rejeitos de insumos e produto final
  • diminuição de paradas
  • mapeamento dos “gargalos” de produção
  • identificação prévia de possíveis problemas de manutenção
  • identificação de oportunidades de melhoria
  • medição da capabilidade dos equipamentos

Outra grande vantagem é o fato de que os indicadores podem ser armazenados, colaborando para a construção de um histórico coerente capaz de permear resoluções futuras, relacionadas à produção e garantindo a rastreabilidade do sistema.

A Brasil Logic Sistemas, uma empresa especialista em automação industrial, oferece soluções simples, modulares e escaláveis que facilitam a integração, a coleta e a geração de controles online para a gestão e análise de indicadores de qualidade em plantas industriais, prevendo informações contextualizadas aos gestores em tempo real.

Ao longo de mais de uma década a Brasil Logic vem atuando nessa área, para que empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos de todo o país possam melhorar a gestão da qualidade e a eficiência de seus processos produtivos. Além de implantar soluções customizadas para cada negócio, uma equipe técnica fica à disposição do cliente para o monitoramento e a realização de melhorias eventualmente requeridas a partir do ciclo de evolução das máquinas.

Que tal acelerar o tempo que seus gestores levam para tomar decisões operacionais baseadas em relatórios por turno, produto, equipamento, semanais ou até mensais? Entre em contato com a Brasil Logic Sistemas e confira soluções que podem construir um universo de informações relevantes, com imagens instantâneas de fácil análise e visualização sobre o que acontece no chão de fábrica. Use-as para guiar e alavancar a produtividade do seu negócio!

Por Eduardo Vieira, diretor da Brasil Logic Sistemas.