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De acordo com recente pesquisa da McKinsey, a IIoT representa oportunidade de novas linhas de negócios para fabricantes de máquinas e equipamentos. Em contrapartida a IIoT traz riscos ao modelo tradicional de operação desse mercado.

As oportunidades de mercado

Cerca de 55% dos fabricantes entrevistados considera que as soluções e produtos digitais são importantes para seus clientes. Com o hardware tornando-se commodities e a competição acirrada com a China, a IIoT passa ser habilitadora para gerar novas fontes de receitas.

Com isso, os tradicionais fabricantes de equipamentos tendem a migrar para modelos de produto-software-serviço. O valor agregado e a principal fonte de crescimento estará concentrado em desenvolvimento de plataformas de software com Analytics e suas aplicações de negócio.

O principal desafio desses fabricantes será captar as reais necessidades e transformar em serviços que tragam valor aos clientes. O domínio desse kno-how será mais importante do que as vantagens tecnológicas que uma plataforma de software poderá trazer.

Os principais casos de uso

Os fabricantes de máquinas e equipamentos possuem quatro principais casos de uso para a IIoT, de acordo com a pesquisa McKinsey:

  • Monitoramento remoto
  • Manutenção remota
  • Manutenção preditiva
  • Otimização de eficiência

Em paralelo com esses casos de uso, foram eleitas os três principais fatores para escolha de uma plataforma de IIoT:

  • Oportunidade de integração padronizada com sistemas existentes (ERP, MES, PLM, CRM)
  • O fornecedor da plataforma de IIoT não buscará aproximação direta com o cliente final
  • A plataforma usa padrões abertos de mercado

Os principais fatores para ganhar escala com IIoT

  • Iniciativa verticalizada: a definição do objetivo e busca pelos resultados deve partir do nível do CEO e atingir todas escalas da empresa
  • Foco em um número limitado de casos de uso: ser específico com uma boa quantidade de casos de uso é melhor que abrir demais o leque e não conseguir ganhar escala com nenhum deles.
  • Não tenha medo de iniciativas com soluções alternativas até que o aprendizado na jornada digital ganhe robustez e soluções mais sólidas. Os fabricantes de máquinas tipicamente não são especialistas na área de software e terão uma curva de aprendizado durante o processo.
  • Construa um ecossistema de parceiros de negócios e tecnologia: colaboração, parcerias de longo prazo e busca de especialistas para cada disciplina. Buscar as melhoras práticas para gerenciar dados de terceiros e trabalhar fortemente a questão de segurança cibernética.
  • Construa um time forte com mindset ágil: para captar o real valor da IIoT, as empresas precisam estruturar times com a cultura aberta a mudança e experimentação.

 

(Imagens: divulgação)