Compartilhe este artigo:

Para que a indústria atenda requisitos de qualidade é fundamental que os produtos e serviços dela possam ser monitorados.

Os processos, desde o ciclo produtivo, até a entrega, devem ser passíveis de rastreio de maneira fácil.

Isso é possível através da aplicação da combinação de plataformas e integrações já disponíveis no mercado.

Leia nosso post e saiba mais sobre a rastreabilidade para a indústria!

O que é rastreabilidade?

Rastreabilidade é a capacidade de tomar ciência de todo o processo produtivo, desde as fontes de matéria-prima até sua concepção final e entrega.

Esse processo é fundamental para atender as demandas de comprovação de qualidade com segurança e assertividade.

Dentro dessa ótica temos a visão do produtor e do consumidor. Ambos nessa cadeia têm suas expectativas diante de um dado produto: consumidores (sejam eles finais ou não) e internamente na empresa.

Por um lado é importante lembrar que conforme a indústria evolui, os clientes se tornam mais exigentes para saber o que estão consumindo.

Atingir a rastreabilidade também é trazer maior transparência sobre os processos utilizados na empresa, repassando essas informações aos órgãos de controle e clientes.

Já no âmbito interno, a empresa passa a conhecer melhor sua cadeia produtiva e possíveis gargalos.

Para que os produtos sejam rastreáveis, um conjunto de integrações pode ser aplicado para criar a identidade única de cada item ou lote e nele gravar todos os dados relevantes durante todas etapas de produção.

Essa identificação pode ser realizada utilizando tecnologias como códigos de barra e RFID, dentre outras.

Código de barras

O código de barras é, dependendo do segmento, obrigatório e um grande facilitador na identificação de itens em um ciclo produtivo.

Existem vários tipos de código de barras com finalidades específicas.

Comumente utilizados por serem fáceis de produzir e anexar aos produtos, eles fornecem grande apoio ao evitar o extravio de produtos ou fraudes, principalmente em sua versão mais moderna e bi dimensional, conhecida como QR code.

RFID

O identificador por radiofrequência é extremamente prático com ampla variedade de tamanhos e especificações e utilizado em vários setores.

Ele também pode ser facilmente anexado ao produto.

Por conta da sua tecnologia mais interativa, vem agilizando processos de logística e identificação de entrada e saída de produtos e insumos, demandando menos interação humana e automatizando parte do processo.

Por que investir em rastreabilidade para a indústria?

Legislação, transparência e consciência social, o que tem sido cobrado, por parte dos consumidores, de forma constante da indústria em geral, principalmente em questões de desenvolvimento e produção sustentável.

Além disso, existem benefícios concretos da rastreabilidade que contribuem para uma gestão mais assertiva e uma maior produtividade:

Gerenciamento integrado

As soluções de rastreabilidade podem trazer uma integração transparente para gerenciamento de ordens de produção.

O que antes era criado no ERP, impresso e entregue em cada setor produtivo, pode ser integrado digitalmente. O operador consegue receber, executar e reportar todas ordens de produção em tempo real.

Por outro lado, o gestor consegue acompanhar as ordens em aberto, executadas e não completadas. Acompanhar os relatórios de quantidade produzido, descartado e o destino de cada item por etapa de produção.

Diminuição de custos

Ao conhecer os processos realizados até o produto final, a empresa se torna capaz de entendê-los e melhorá-los.

Isso significa poder identificar falhas no fluxo, nível e variação de qualidade da matéria-prima, pontos de perdas, entre outros fatores que dão apoio à decisão sobre mudanças e adaptação da linha produtiva para as novas circunstâncias.

Correção de problemas mais rápidos

Quanto mais conhecimento se tem sobre o que ocorre na produção, mais fácil será mitigar eventuais falhas.

Com produtos rastreados, pode-se, por exemplo, comandar um recall de itens após a descoberta de um problema no lote, sabendo exatamente como e para quem essas mercadorias foram distribuídas. As janelas de bloqueio de lotes tendem a diminuir, uma vez que existe informação mais precisa sobre os pontos que os desvios foram identificados.

O tempo de reação é extremamente para alguns setores em função do potencial risco que pode expor aos consumidores além de multas contratuais, dependendo da gravidade da ocorrência.

Aumento na qualidade do produto

Atualmente, muitos produtos high end sofrem falsificações ou são vendidos de forma ilegal.

Através da rastreabilidade é possível determinar se um produto é autêntico ou se é fruto de atividade ilegal

Poder conhecer a procedência do produto traz mais confiança para o consumidor em relação a uma marca.

Ficou interessado em implementar a rastreabilidade para a indústria no seu negócio? Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções!

(Imagens: divulgação)