Compartilhe este artigo:

A automação industrial caminha a largos passos para a conectividade total entre o homem e a máquina, e um dos principais modos com que essa conexão se apresenta é através da popularização cada vez maior de dispositivos móveis no dia a dia da indústria.

Os smartphones e os tablets já são indispensáveis nas nossas vidas, mas agora já estão passando a ser cruciais na realidade da indústria através da automação industrial.

Continue a leitura deste artigo que elaboramos para entender como se dá essa dinâmica e quais são as vantagens de se utilizar dispositivos móveis na indústria. Vamos lá?

O aproveitamento de uma tendência

O uso de smartphones na indústria como uma ferramenta a mais para os operadores e colaboradores de todos os setores teve um início completamente espontâneo.

Tomemos por exemplo a Intel, que em 2009 percebeu que os seus funcionários levavam os seus aparelhos para as fábricas e realizavam algumas tarefas com a sua ajuda, como pesquisas por manuais da empresa no seu banco de dados, acesso ao e-mail, agenda e como forma de se comunicar com outros funcionários.

Seguindo suas projeções, até 2014 70% dos seus empregados levariam seus smartphones para o chão de fábrica. Se isso já é uma realidade, por que não se aproveitar e criar soluções que incluam esses poderosos aparelhos?

Se considerarmos que o uso de dispositivos móveis só aumenta – sendo projetado pela Statista um total de 2.84 bilhões de usuários em 2020 – é fácil entender porque é uma ótima ideia oferecer soluções de automação industrial que os contemplem: você traz uma nova ferramenta para a indústria sem precisar pagar caro por ela.

Essa realidade da Intel começou a ser notada em várias indústrias de grande porte pelo mundo, que então entenderam o potencial dos dispositivos móveis na indústria. Com o grande boom da automação industrial, esses mesmos dispositivos móveis passaram a ser reconhecidos formalmente como aliados do operador no seu trabalho diário.

Os usos para os dispositivos móveis são vários, e vão muito além do que estamos acostumados a ver em empresas ou lojas: o operador trabalha com mais coisas além de grupos para a troca de informações, e-mail e calls de urgência.

O operário, quando entra na fábrica e se conecta com ela através do seu smartphone, está carregando na palma da sua mão um verdadeiro terminal de operações, sendo possível realizar funções pontuais ao mesmo tempo em que melhora sua gestão de tempo e a qualidade dos seus serviços?

Mas onde exatamente os dispositivos móveis se encaixam na indústria? Isso você descobre no próximo tópico:

Como a automação industrial se utiliza dos dispositivos móveis?

A automação industrial possui algumas soluções que se utilizam de todo o poder dos dispositivos móveis, que hoje em dia muitas vezes é muito maior em questão de processamento e acessibilidade à internet do que os próprios computadores de mesa.

Confira alguns usos mais comuns dos dispositivos móveis propostos pela automação industrial:

Aplicativos integrados ao sistema

Com aplicativos instalados em dispositivos móveis que se comunicam com os sistemas que a automação industrial estabelece, é possível ter acesso a dados de produção, estatísticas de falhas, schedules de manutenção preditiva, controle de tarefas, produzir reports ao final do dia e muito mais.

Os dispositivos móveis são ferramentas adaptáveis, portanto seu uso varia de acordo com a realidade da indústria, os processos sendo realizados e o que o operador precisa. Mas é fato que a convergência de dados para um dispositivo usado por todos é uma grande ferramenta universal com ganhos evidentes.

Meio de comunicação

Com dispositivos móveis, os colaboradores estão sempre a uma distância mínima de um dispositivo que permite uma grande interação social.

Dessa forma, é fácil localizá-los e entrar em contato com eles, o que garante uma dinâmica de trabalho em equipe muito mais eficaz sem a necessidade de se gastar com a compra de walkie-talkies ou outros sistemas: os dispositivos móveis são, afinal, propriedade do colaborador.

Interface simples para operações complexas

Os dispositivos móveis são, como dissemos, máquinas incríveis, equipadas com recursos muito raramente encontrados em computadores de mesa ou notebooks.

Uma das maiores vantagens que os dispositivos móveis apresentam é uma interface simples para realizar operações complexas, onde é possível realizar operações através de comandos fáceis e práticos, como o arrastar de um dedo

Recursos nativos, usos criativos

Também é possível se aproveitar do acelerômetro dos dispositivos móveis, seu GPS, seus sensores de vibração, microfone, câmera e o que mais for possível na consolidação de formas criativas de resolver problemas no dia a dia da indústria. Esse conjunto de recursos abre as portas para o formato colaborativo da operação, manutenção e supervisão das fábricas.

É como pensar em tudo o que um computador pode oferecer mas com mais recursos e dimensões reduzidas.

Monitoramento a distância

O gestor precisa sempre saber como anda a produção da fábrica, e quando precisa viajar ou está longe do trabalho, pode usar dispositivos móveis para realizar consultas às estatísticas de produção, monitorar a rotina diária através de acesso às câmeras e vários outros métodos de monitoramento.

Cuidados com dispositivos móveis

Alguns cuidados precisam ser tomados com a transição para o uso dos dispositivos móveis como ferramentas essenciais na construção de uma estratégia de automação industrial, mas esses esforços são pequenos quando comparados com as grandes vantagens que esses aparelhos oferecem.

A segurança da sua rede é uma dessas preocupações. Mas se você investir em uma rede de dados fechada e feita para a sua empresa, é possível solucionar esse risco de segurança no uso de dispositivos móveis ao mesmo tempo em que melhora sua segurança da informação como um todo.

Com o uso de apps, a segurança fica ainda melhor. Eles podem ser programados com restrições para a disseminação de informações sensíveis, e são muito mais práticos de usar. Dessa forma, você se utiliza do poder dos dispositivos móveis e ainda garante a segurança da informação.

A grande disseminação dos dispositivos móveis já chegou na era das fábricas inteligentes, e já está mais do que na hora de realizar essa transição.

Ainda tem dúvidas sobre como a automação industrial e o uso de dispositivos móveis vai melhorar a dinâmica de produção da sua indústria? Então venha conhecer o nosso blog! Trazemos sempre informações úteis e relevantes para essa discussão.  

(imagens: divulgação)