Compartilhe este artigo:

A indústria brasileira, que está diante de um cenário desafiador com alto custo de produção combinado com baixo uso da capacidade instalada e queda na produtividade média na última década de acordo com dados da CNI.

Diante desse contexto temos outro indicador que é a idade média de máquinas e equipamentos.  No Brasil a idade média é de 17 anos enquanto nos Estados Unidos é de 10 e na Alemanha de 5 anos, de acordo com a Abimaq.

Tal nível de obsolescência diminui a competitividade e fragiliza o futuro da empresa no competitivo mercado que conta com atuação de produtos importados e concorrência interna.

Nesse post, meu objetivo não é discutir os motivos do alto nível de obsolescência do parque industrial e os entraves para sua modernização, mas sim apresentar as razões e benefícios da atualização.

Quando falamos de modernização de máquinas e equipamentos temos um projeto multidisciplinar que envolve desde civil, mecânica, hidráulica, elétrica e automação. O foco desse post será no último estágio, a automação.

Por que é necessário a modernização?

1 – Hardware: uma automação antiga pode ser composta de controladores descontinuados o que acarreta os seguintes desafios:

– sem itens de reposição.
– sem suporte técnico do fabricante.
– falta de hardware compatível para rodar sistemas operacionais antigos como Windows NT, 2000, 2003, XP.
– necessidade de manter computadores antigos, sem peças de reposição, para rodar o sistema.

05-beneficios-que-justificam-a-modernizacao-da-industria-2-

2 – Software: acompanhando a obsolescência do hardware o software segue a mesma linha:

– sem comercialização de ferramentas de programação.
– dificuldade de manter as ferramentas de programação em funcionamento, que normalmente rodam em sistema operacional  DOS ou Windows descontinuado.
– sistema operacional obsoleto, sem atualização pelo fabricante e vulnerável a ataques cibernéticos como vírus, roubo de dados que podem comprometer definitivamente a operação do sistema.
– dificuldade de executar backup pela ausência de USB ou comunicação em rede que facilitem a operação.

05-beneficios-que-justificam-a-modernizacao-da-industria-3

3 – Pessoas:

– dificuldade de encontrar manuais ou informações consistentes em fóruns na internet.
– difícil encontrar pessoas capacitadas para realizar o suporte.
– impossibilidade de realizar treinamentos, uma vez que o fabricante encerrou a comercialização do produto.

05-beneficios-que-justificam-a-modernizacao-da-industria-4

 Como justificar o investimento?

A modernização é medida determinante para manter a indústria competitiva e reduzir os riscos de prejuízos por paradas inesperadas de produção que demandariam um tempo incalculável de restabelecimento. Algumas perguntas podem nortear o embasamento dessa justificativa:

Qual o custo da hora parada da sua produção?

Qual impacto na imagem da empresa gerado por atraso na entrega de produtos aos clientes?

Há uma estratégica clara e executável, hoje, se ocorrer uma falha em um desses equipamentos obsoletos? Existem materiais e pessoas prontas para um atendimento desses?

Qual o custo de manter um sistema antigo em operação?

Qual a redução de consumo de energia e insumos um equipamento mais moderno traria?

As políticas de segurança e governança de TI permitem o uso de sistemas operacionais descontinuados na rede corporativa da empresa?

05-beneficios-que-justificam-a-modernizacao-da-industria-5

Quais os benefícios da mudança?

1- Redução do risco de paradas por falhas em equipamentos sem peças de reposição. Você arriscaria pagar para ver?

2- Redução do tempo de reparo (MTTR) em caso de substituição de um cartão do controlador ou restauração do backup, por exemplo.

3- Redução do tempo entre falhas (MTBF) de equipamentos modernos, com suporte do fabricante, peças de reposição no mercado e mais pessoas capacitadas  para realizar o atendimento

4- Possibilidade de usar novos recursos como adotar o uso de dispositivos móveis, câmeras, relatórios mais ricos e com mais opções de análise.

5- Minimiza o efeito de se tornar refém de uma única empresa ou pessoa que conhece o sistema e possui meios de realizar o suporte em função do nível de obsolescência.

05-beneficios-que-justificam-a-modernizacao-da-industria-6

Diante desse conjunto de fatores de risco e benefícios fica claro a importância de modernização dos sistemas obsoletos. Na indústria, modernizações desse nível de complexidade costumam ser lentas, graduais e seguras. Para isso é necessário um planejamento prévio detalhado que garanta o menor impacto possível da produção durante o período de migração.

No próximo artigo falaremos dos passos necessários para ter sucesso nesse processo de migração.

Até mais!

Eduardo Vieira – Brasil Logic Sistemas