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As plantas industriais possuem uma grande diversidade de equipamentos com uma vasta tecnologia e criam um grande desafio para a equipe de suporte e manutenção de tais sistemas.

Como garantir que todos sejam capacitados e ganhem experiência a fim de ter um suporte com qualidade? Bem, na minha concepção, há cinco requisitos que contribuem para mitigar esse tipo de problema:

1 – Padronização: é fundamental a empresa definir seu vendor list e os modelos que podem ser utilizados, como por exemplo, marcas e famílias de CLP, IHM e sistemas de supervisão. Isso facilita a capacitação da sua equipe e reduz o estoque de itens sobressalentes.

2 – Documentação atualizada: sabe aquele painel que já foi acrescentado uma dezena de sensores e motores e não foi revisado? Pois é, em uma madrugada ele vai entrar em falha e sua equipe vai caçar fios para achar o que está acontecendo. Manter a documentação atualizada é fundamental para garantir um suporte de qualidade.

3 – Equipe Capacitada: ter tudo padronizado e documentado e não ter alguém capaz de fazer um diagnóstico consistente e apresentar uma solução não é uma estratégia inteligente. A capacitação exaustiva da equipe, aproveitamento dos recursos mais experientes para multiplicar o conhecimento e acelerar a aprendizagem dos mais novos é de extrema importância para que seu atendimento seja uniforme e de alto nível, independente de quem esteja realizando o suporte.

4 – Backup: A correta armazenagem, histórico de alterações e versões de cada aplicação de CLP, IHM, Supervisório, banco de dados, etc é fundamental para reduzir o impacto das paradas de produção. O download de uma versão antiga do programa de CLP em uma linha pode trazer muitos problemas para a produção: problemas já corrigidos voltam a aparecer, novas funcionalidades desaparecem.

5 – Ferramentas: Para atender todos os requisitos acima descritos são necessários além de planilhas de controle, licenças e software de programação, cabos, notebook e manuais alinhados com as necessidades da planta. Tudo isso disponível ao recurso capacitado para realizar o suporte.

Atualmente é bastante comum, assim como no universo da TI, que empresas especializadas forneçam esse tipo de gestão através de Contratos de Manutenção. Todo esses requisitos são gerenciados e executados pela empresa a fim de assegurar um sistema estável e permanentemente disponível para a produção.

Independente se essa estrutura e gestão será feita internamente ou terceirizada, é essencial que seja feita. Quando esses requisitos são relegados a segundo plano a empresa pode vivenciar dois cenários: grande parada por quebra ou pequenas paradas acumuladas que poderiam ser minimizadas pela adoção dessas regras.

Adote uma sólida estrutura de suporte e reduza os custos de manutenção.