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Para que um suporte seja bem sucedido é imprescindível que todos os recursos estejam disponíveis para fazer o atendimento. Além de software e um bom notebook estão os cabos e adaptadores de comunicação.

Nesse post vou listar alguns modelos de controladores Allen Bradley e Siemens que possuem uma vasta quantidade de dispositivos instalados nas plantas brasileiras. Alguns já estão descontinuados, outros ficarão em breve e há aqueles que foram lançados recentemente.

Para cada família de CLP foi criado um link direto para a página ou manual do fabricante. Nela você poderá ter acesso ao diagrama de montagem dos cabos, caso o fabricante assim o disponibilize.

Rockwell Automation – Allen Bradley: RS-232/AB-DF1

1 – Micrologix: 1761-CBL-PM02

2 – SLC-500/ Flex/ Compact/ Contrologix: 1747-CP3 ou 1756-CP3

3 – PanelView: 2711-NC13

Rockwell Automation – Allen Bradley: RS-232/DH-485

1 – Micrologix1761-CBL-PM02 + 1747-UIC

2 – SLC-500/ Flex/ Compact/ Contrologix1747-CP3 ou 1756-CP3 + 1747-UIC

3 – PanelView2711-NC13 + 1747-UIC

Siemens

1 – S5: 6ES5734-1BD20 ou 6ES5 731-1XXXX

2 – Logo!: 6ED1057-1AA01-0BA0

3 – S7-200: 6ES7 901-3DB30-0XA0 ou 6GK1571-0BA00-0AA0

4 – S7-300/400: 6GK1571-0BA00-0AA0 (MPI ou Profibus)

5 – S7-1200: 6XV1850-2GH20

O planejamento do atendimento poupa tempo da equipe de suporte e proporciona ao cliente um menor tempo para resolução do problema ou melhoria a ser implantada, em muitos casos, menos tempo de produção parada.

Qual a conexão que o PC/ notebook deve ter?

Uma questão muito importante é saber se o seu PC tem a porta disponível para comunicação com o adaptador/ cabo. Alguns cabos requerem uma conexão serial DB9 e outras através da USB. Mas pode ser qualquer USB? Não. Cuidado com USB 3.0 que equipa os notebooks a algum tempo. Esse padrão pode não ser compatível para alguns adaptadores.

Se desejar baixar a lista com indicação das portas utilizadas no PC, baixe o arquivo aqui.

Quais dificuldades em estabelecer a conexão com o CLP?

 Algumas famílias de controladores estão descontinuados o que torna mais difícil realizar o suporte pelos seguintes motivos:

– não são fabricados notebooks com portas seriais, com raras exceções e custo muito alto;
– cabos/ adaptadores que não funcionam com conversores USB/Serial;
– não há driver desse cabos para rodar em sistemas operacionais como Windows 7 ou 8;
– não funcionam com USB 3.0 que equipam os notebooks a algum tempo.

Esse é um dos motivos que colocam em evidência a necessidade de planejar uma atualização de controladores (CLP) e Interfaces (IHM).

Cada fabricante possui uma estratégia segura para atualização do hardware desses controladores e assim como oferecem ferramentas de migração parciais de marcas diferentes.

No próximo post falaremos da ferramentas de programação e compatibilidade com os sistemas operacionais, item fundamental para o sucesso ou fracasso de um suporte.

Eduardo Vieira – Brasil Logic Sistemas