Compartilhe este artigo:

Seguindo a jornada para a Indústria 4.0, os caminhos para a digitalização passam pela automação e pela conectividade. Com isso, o foco no aumento da conexão entre máquinas e na troca de informações se torna um fator preponderante para garantir a adoção correta dos conceitos da indústria 4.0.

Com essa correta adoção dos conceitos principais para a digitalização em busca de uma indústria 4.0, a conectividade se torna um ponto importante da evolução da indústria. As empresas estão percebendo que começar a se movimentar em busca de tecnologias que auxiliem na competitividade e eficiência acarreta em ganhos e retorno financeiro.

Quer saber mais sobre os caminhos para a digitalização? Continue lendo nosso artigo!

Caminhos para a digitalização

A digitalização é considerada como um passo preparatório para qualquer indústria que quer se tornar 4.0 e seguir na adoção de todos os seus conceitos e pilares. Estes caminhos passam pela automação e a conectividade.

Automação, Conectividade e o estado atual das empresas brasileiras

Falando de uma forma geral, pode-se considerar que a indústria brasileira ainda está se familiarizando com a adoção de técnicas de digitalização e manufatura avançada. Adicional a esta descoberta, existe a falta de um caminho correto e planejamento adequado para que a utilização destas novas tecnologias faça um sentido correto para a determinada indústria.

A indústria brasileira é heterogênea, ou seja, muitas vezes em uma mesma fábrica existem sistemas de controle com mais de vinte e outros com menos de cinco anos. Essa diversidade associada a grande quantidade de protocolos de comunicação no chão de fábrica, impõe um desafio adicional em racionalizar uma estratégia e investimento para conectar essas ilhas de automação.

Qualquer passo a ser dado com uma tecnologia habilitadora na jornada da indústria 4.0 dependerá desse alicerce da conectividade. Em muitos casos, as apresentações de projeto de indústria 4.0 esbarra no custo de investimento para adequação das instalações atuais e inviabiliza o projeto.

Estratégia de inovação e adoção de novas tecnologias

Percebendo o atual panorama das indústrias brasileiras, é essencial que uma produção que quer se solidificar perante a Quarta Revolução Industrial saiba utilizar de uma estratégia correta de inovação e que contenha um planejamento correto para a adoção de novas tecnologias.

A conectividade passa a se tornar um papel essencial para as indústrias. Assim, fica evidente evitar as ilhas de automação e conectar as máquinas e equipamentos em prol de uma rede única de conexão e troca de informações. Essa rede visa dar sentido a automação, uma vez que os dados de diferentes locais da produção possam ser utilizados por toda a planta, desde a gerência até em ações automatizadas dos controladores lógicos.

Esse é o segundo passo que antecede as etapas da indústria 4.0. Reconhecer e mapear essas necessidades torna-se fundamental e a tempo de prepara-se para adotar as mudanças em ciclos, mesmo que curtos. Isso contribui para gerar baixo impacto de parada de produção e ser adequado ao montante de investimento disponível para esse tema em cada ano fiscal.

 O desenvolvimento da cadeia de produção passa pela adoção de novas tecnologias e estar atento às mudanças é essencial para manter a jornada para a indústria 4.0.

Saiba mais!

A jornada para a indústria 4.0 também passa pela adequação da planta industrial – transformando, automatizando e conectando máquinas e equipamentos novos e já existentes, sem a necessidade de substituí-los.

E você? Quer saber mais sobre os caminhos para a digitalização, que passa pela automação e conectividade, além dos próximos e importantes passos para que a sua indústria se torne 4.0?

Continue acompanhando nossas publicações! Comente e compartilhe nosso post!

(imagens: divulgação)