Compartilhe este artigo:

Cada vez mais a tecnologia vem transformando as práticas industriais. A automação no dia a dia das operações de manufatura, sem dúvida, tem se tornado a estratégia para aumentar a produtividade, reduzir custos e elevar a qualidade dos produtos.

Para agregar valor à produção, a condição ideal é que a coleta de dados referentes às operações seja feita de forma automática e não manual. Gestores e operadores precisam manter o foco do seu trabalho na análise das informações e não despender tempo para captá-las. A automação desse processo aumenta a confiança nas informações, permitindo análises muito mais ágeis e em tempo real, além de fazer com que gestores encurtem as etapas de coleta e deixem de lado as planilhas manuais. A tarefa manual ainda está sujeita a erros graves como a duplicação de dados ou mesmo alterações no contexto apresentado.

Sistemas integrados às máquinas atuam diretamente na coleta de dados sobre a performance da manufatura, no momento em que as operações estão acontecendo. Com isso, gestores podem ter visibilidade de ponta a ponta dos processos no chão de fábrica e melhorá-los significativamente. Por exemplo, podem evitar que produtos não conformes com os padrões de qualidade sigam para as próximas etapas, gerando ainda mais prejuízos. Outra vantagem é o uso dessas informações para validar um produto novo, realizando testes fundamentados em dados em tempo real. O acompanhamento de perto das operações também contribui para agir prontamente diante de problemas que possam causar interrupções das máquinas. Mais do que isso, gestores podem realizar manutenções antecipadas e evitar possíveis paradas, deixando de atuar de forma reativa para adotar um modelo de manutenção preventiva. Essa mudança pode gerar economia de milhões, especialmente às grandes corporações.

A questão é que muitas empresas ainda desconhecem o potencial da automação industrial ou enfrentam dificuldades para implantá-la. Entre as barreiras estão a transformação de cultura das equipes e incompatibilidade de comunicação devido à obsolescência das máquinas e diversidade de fabricantes de equipamentos. São fatores como estes que contribuem para que a tecnologia não seja implementada ou seja integrada lentamente, num percentual mínimo de máquinas. Há ainda situações em que a estrutura da fábrica é composta por ilhas de equipamentos, ou seja, eles estão dispostos isoladamente o que dificulta a automação. Outro ponto é a falta de infraestrutura adequada de cabeamento de rede de comunicação para suportar a tecnologia ao longo da área de produção. Nestes casos, treinamentos com as equipes ajudam a construir o engajamento com a tecnologia e a opção por um projeto de modernização das máquinas e dos ambientes, ou o que chamamos de retrofit, traz condições para colocar em prática a automação dos processos.

A Brasil Logic Sistemas é especialista na automação de plantas industriais. Com grande experiência no setor, oferecemos soluções para a coleta de dados de chão de fábrica sob medida para a sua planta industrial, desenvolvendo plataformas com aproveitamento máximo do legado existente e pronta para evoluções futuras. Implantamos sistemas avançados para que a sua empresa obtenha sucesso não apenas nas operações, mas também na lucratividade. Fale com nossos especialistas e transforme a coleta de dados em tempo real numa poderosa ferramenta de inteligência para o seu negócio!

Por Eduardo Vieira, diretor da Brasil Logic Sistemas.

(imagem: divulgação)