Compartilhe este artigo:

A digitalização é considerada como o primeiro passo no início da trajetória das plantas industriais na jornada para a indústria 4.0 e todos os seus benefícios e pontos positivos. Neste primeiro passo, as empresas já começam a se planejar para atingir pontos de melhoria, principalmente no que diz respeito à automação.

Para uma fábrica que já tem a sua linha de produção consolidada e quer se tornar uma empresa que presta atenção nas tendências do mercado e garante o seu caminho para a manufatura avançada, uma boa implantação da digitalização e da automação pode ser um fator diferencial no seu sucesso.

Quer saber mais sobre a digitalização e os primeiros passos para a indústria 4.0? Continue lendo nosso post!

Digitalização: os primeiros passos no caminho para a quarta revolução industrial

A quarta revolução industrial é a pauta da vez no ambiente de produção, principalmente em indústrias de alta tecnologia. O grande fator que move essa tendência é a ampla adoção das últimas tecnologias de Big Data, Analytics, robótica e personalização da produção.

Já na realidade industrial brasileira, algumas empresas ainda necessitam de passos anteriores à jornada que leva a indústria 4.0 e a digitalização é um importante passo para ter sucesso na adoção futura dos conceitos e pilares da manufatura avançada. Com isso, a automação é uma importante etapa que necessita atenção.

A automação para máquinas novas e as que já estão em operação

Aplicar a automação em máquinas que já estão em operação é um desafio que exige atenção e cuidado por parte do gestor industrial. Muitas vezes a produção ainda depende de processos manuais no chão de fábrica e um dos melhores caminhos para ter uma automação eficiente é a aplicação de sensores e controladores para a aquisição de dados. 

Esses sensores irão ajudar no aquisicionamento de dados sensíveis e importantes para a produção e para a gestão, muitas vezes sendo um ponto de convergência importante para o panorama geral da jornada para a indústria 4.0 em toda a planta.

Além disso, as máquinas mais recentes já possuem uma grande preparação para a indústria 4.0 e automação, com sensores e controladores próprios que interferem no seu funcionamento visando a melhor eficiência e integração com o resto da planta.

Importância da digitalização – o que vem além da produção

Um ponto extremamente importante é perceber a digitalização e a adoção de práticas e tecnologias que iniciem o caminho para a indústria 4.0 como motor de crescimento para todo a cadeia produtiva – e acarretam em diversos benefícios.

Estes benefícios em produtividade e eficiência se espalham por todos os setores da empresa, desde:

  • o processo de produção em si, com a geração de dados e indicadores importantes, além da automatização de máquinas;
  • melhoria na fabricação dos produtos, uma vez que os indicadores de qualidade voltados diretamente para o produto são melhor utilizados;
  • criação de novos modelos de negócio para a empresa a partir da integração com toda a cadeia de produção e oferecendo novos serviços e experiências para os consumidores finais.

Quer saber mais?

A quarta revolução industrial é um tema recorrente e que irá transformar a produção, trazendo mais eficiência e produtividade para todos os setores da indústria com os seus conceitos e pilares.

E você, quer saber mais sobre a digitalização, a quarta revolução industrial e os primeiros passos para a indústria 4.0?

Continue acompanhando as nossas postagens!

(imagens: divulgação)