Compartilhe este artigo:

A automação industrial é constituída de sistemas em constante aperfeiçoamento, principalmente porque, quando analisamos a história das indústrias, novas formas de produzir buscando maior rentabilidade, segurança e confiabilidade são comuns e esperadas. Sem elas, a indústria se percebe estagnada na sua produção atual.

A gestão da automação, por sua vez, ganha destaque e eminente necessidade frente ao uso em grande escala de controladores, softwares, bancos de dados e toda tecnologia aplicada no chão de fábrica para a produção industrial.

Neste artigo, vamos falar sobre a gestão da automação, o que ela significa para a indústria, as vantagens que traz e a necessidade de se implantá-la em um regime de contratação que elimina problemas para os gestores e a contratação de mão de obra especializada.

Continue a leitura para saber mais!

O que é a gestão da automação industrial?

Para entender a gestão da automação industrial, é necessário abstrair o seu conceito e pensar nas demandas que esses esforços de gerenciamento terminam por sanar.

A automação industrial anda tornando-se cada vez mais complexa, seguindo um caminho inimaginável no seu surgimento, nas fábricas japonesas nos idos dos anos 60: hoje em dia, recursos que englobam CLP, supervisórios, redes industriais, bancos de dados, a área de TI, a computação em nuvem, a robótica, dentre outros, são cada vez mais comuns, e gerir todas essas áreas de conhecimento não é uma tarefa simples.

Com esse refinamento, torna-se necessário realizar um trabalho extenso de gestão da automação industrial para garantir que todos os sistemas estejam operando no topo das suas capacidades e que erros não sejam cometidos. A automação é um investimento, e trabalhar abaixo da capacidade esperada constitui prejuízo.

Além disso, soluções personalizadas de automação industrial requerem um nível de gestão da automação minucioso e personalizado, pois dependendo do sistema instalado, os ativos de automação podem ser de vários fabricantes e operarem em sistemas específicos. Para que tudo funcione perfeitamente, a gestão da automação precisa ser de qualidade e especializada tecnicamente.

O que a gestão da automação interna significa para a indústria?

Em poucas palavras, realizar a gestão da automação industrial de forma interna, ou seja, com profissionais da própria indústria – que podem incluir técnicos de automação, programadores, engenheiros especializados, etc. – é um trabalho extenso e que gera grandes custos.

Extenso porque o profissional envolvido na gestão da automação industrial precisa ser dedicado a esse trabalho, estar sempre atento ao status do sistema, a adaptações necessárias para novos equipamentos sendo instalados, compatibilidade dos mesmos, acesso irrestrito ao suporte dos fabricantes, etc.

E custoso porque todo essa mão de obra, como dissemos, é especializada. Além dos seus operadores e engenheiros responsáveis pela indústria em geral, você precisará contratar mais pessoal qualificado para realizar a gestão da manutenção.

Isso, é claro, se você não se aproveitar das alternativas para poupar nos custos e receber o que há de melhor na gestão da automação e no controle dos seus ativos. Continue a leitura para descobrir como.

Gestão da automação industrial de acordo com as suas necessidades

Hoje em dia, cada vez mais gerentes de produção e donos de fábricas estão apostando em modelos de contratação de serviços focados na implementação e na gestão da automação industrial, em modelos variáveis de acordo com a demanda da indústria.

É uma forma de terceirização do trabalho de gestão da automação, baseando-se em um conceito simples: quem é especialista na área, conhece suas particularidades como ninguém, e sabe o que é necessário fazer no âmbito do gerenciamento.

Essa tendência tem se consolidado cada vez mais no universo da automação industrial, sendo utilizado por várias indústrias de grande porte pela facilidade de focar o trabalho dos gerentes de produção e manutenção no chão de fábrica e o da diretoria estratégica no core business.

Planos específicos e serviços especializados

Das várias empresas especializadas que oferecem o serviço de gestão da manutenção, várias – dentre elas a Brasil Logic – oferecem planos específicos para cada necessidade. Escolher um acompanhamento quinzenal, por exemplo, em indústrias de pequeno e médio porte é mais vantajoso e econômico do que ter uma equipe de engenheiros e programadores contratada.

O acompanhamento personalizado de acordo com a necessidade da indústria permite um micromanagement do tempo e libera os gerentes e a diretoria para focar nas suas áreas de interesse, enquanto o trabalho é realizado de forma otimizada e segura.

Assim, com esse regime de contratação da gestão da automação industrial, as paradas por erros no sistema são minimizadas, a operação da planta na sua totalidade é assegurada e a melhoria contínua é tratada como grande preocupação.

A indústria, finalmente, ganha em dois fronts: assegura sua produção com todas as vantagens propiciadas por um sistema de automação industrial bem gerido a um preço contundente e de acordo com a sua realidade.

Se você gostou deste artigo, não perca os novos postados semanalmente no nosso blog! Trazemos várias informações sobre modelos de contratação, vantagens da terceirização da gestão da automação industrial e muito mais. Venha nos conhecer!

(imagens: divulgação)