Inteligência de negócios na indústria trata-se de um instrumento de Business Intelligence, providencial para entender e suprir demandas do século XXI. Veja neste post como aplicá-la na manufatura e quais os seus benefícios.
A indústria de manufatura sempre foi uma das mais desafiadoras e exigentes do setor.
Com várias redes operacionais complexas e complicadas, o gerenciamento da operação muitas vezes se torna uma tarefa hercúlea.
Em síntese, Big data e análise de dados moveram o mundo em direção a uma abordagem mais baseada em dados.
Torna-se, portanto, imperativo agora mudar para uma abordagem mais baseada em dados e inaugurar uma nova era de inteligência de manufatura.
Por isso que a inteligência de negócios se torna cada vez mais necessária nos dias de hoje – e estudos comprovam que esta ferramenta permitirá decisões mais acertadas e rápidas.
Assim sendo, vamos compreender melhor seus usos e benefícios na manufatura. Acompanhe o texto.
O que é de fato, inteligência de negócios na indústria?
Para quem trabalha neste ramo, o BI vai propiciar maior capacidade de analisar mais profundamente a produção, o desempenho e a eficiência.
Naturalmente, os dados são desconectados e muitas vezes isolados no chão de fábrica. É necessário, portanto, coletar estes dados e assim transformá-los em soluções e insights.
Essas respostas sobre o processo de fabricação, certamente irão proporcionar melhores resultados para a indústria.
Embora o uso do BI possa mudar um pouco de setor para setor, a maioria dos conceitos básicos se mantém bastante uniforme.
Logo, a capacidade de avaliar o desempenho de cada máquina, entender o tempo de atividade e o tempo de inatividade, monitorar o desempenho da produção e ver coisas como gargalos em tempo real são anúses semelhantes entre quem usa a ferramenta.
Indubitavelmente podemos usufruir de vantagens tornando real o uso da inteligência de negócios na indústria, as quais vamos pontuar no próximo bloco.
Benefícios e aplicações da inteligência de negócios no cotidiano da indústria de manufatura
1 – Gestão Financeira
O Business Intelligence na manufatura pode ser usado para várias análises, como Lucros e Perdas, Vendas, Estoque, Ativos, entre outras.
Assim, você pode ter uma ideia sobre o ROI – Retorno sobre o Investimento exato de cada estágio.
Será possível também fazer uma análise de custo-benefício aprofundada. Avaliação essa imprescindível para empresas que desejam gerenciar custos de produção de forma mais completa.
2 – Eficiência operacional
O BI acelera o ritmo da eficiência operacional tornando grandes volumes de dados facilmente acessíveis e compreensíveis.
Além disso, pode ajudar a analisar o desempenho da equipe e com supremacia, sugerir medidas corretivas para alocação adequada de recursos escassos.
3 – Gestão de Estoque
O gerenciamento de estoque é certamente um dos aspectos mais importantes para fabricantes de modo geral.
A gestão de estoque gera alguns embates entre controladoria e manutenção. Itens descontinuados com alto custo em estoque é um exemplo típico desse cenário.
No entanto, com a inteligência de negócios na indústria, você pode rastrear e reduzir custos de estoque de maneira otimizada.
4 – Possibilita uma melhor e mais informada tomada de decisão
Com o enorme fluxo de dados de várias fontes, imediatamente surge a necessidade de gerenciamento, armazenamento e utilização adequados de todos esses dados.
Contudo, com o Business Intelligence você pode acessar um banco de dados grande e complicado e transformá-lo em informações perspicazes, além disso, fáceis de entender.
Isso ajuda tomadores de decisão a resoluções mais concisas e funcionais, pois as informações (de todas as fontes) podem ser incorporadas de forma sofisticada na tomada de decisões em um único ambiente.
Será possível também testar cenários “e se” para projetar e analisar estratégias alternativas. Isso, por sua vez, aumenta a capacidade de assumir riscos de uma empresa.
A inteligência de negócios na indústria aumenta a garantia de qualidade
Um dos fatores que pode comprometer a reputação de uma empresa são desvios de qualidade de produtos. Pode ser difícil obter visibilidade total dos fatores que afetam sua qualidade de produção.
Em contrapartida, a inteligência de negócios na indústria de manufatura pode aumentar significativamente esta percepção, desta forma permitindo uma análise profunda de todos os processos de produção e controle de qualidade.
Imediatamente a isso, padrões e tendências vitais poderão ser descobertos e problemas corrigidos o mais rápido possível. Cruzamento de variáveis de forma rápida e flexível podem retornar novas informações e interpretações relevantes para tomada de decisão.
Vimos aqui o que é a inteligência de negócios na indústria, sua importância e como – através dessa ferramenta de Business Intelligence – a indústria manufatureira pode assumir o controle diante de novos cenários.
Quer tornar essa estratégia real na sua fábrica?
Pois então entre em contato com Brasil Logic Sistemas e saiba como se preparar para o novo cenário que está se desenhando na sua frente, a indústria 4.0.