Compartilhe este artigo:

Os pilares do WCM, ou World Class Manufacturing (Manufatura de Classe Global), buscam sintetizar a máxima de produtividade e redução contínua de custos e desperdícios afim de atingir uma manutenção mais eficaz e uma produtividade nível global.

Mas como os pilares do WCM são tratados com a chegada da automação industrial nos dias de hoje? Eles estão relacionados com a automação industrial?

A resposta é a mais direta possível: os pilares do WCM são reforçados com a automação industrial e se beneficiam muito dela, como tudo dentro da sua indústria. Quer saber como? É só continuar lendo este artigo que preparamos para você!

Os pilares do WCM

Para a realidade do chão de fábrica, são dez os pilares do WCM. Antes de tudo, vamos falar um pouco deles para que você entenda quais são suas maiores preocupações e como a automação industrial procura resolvê-las:

  • Segurança no trabalho: Ambientes seguros e controláveis.
  • Desdobramento de custos: A busca do desperdício zero. Identificar as perdas, quantificá-las e definir o plano de combate as causas.
  • Melhoria Focada: Técnicas para solucionar problemas que podem causar perdas e desperdícios recorrentes.
  • Manutenção autônoma: Cada operador é responsável pelos procedimentos de inspeção e prevenção de paradas do seu equipamento. Cabe a ele garantir as condições básicas de operação para o uso eficiente dos equipamentos.
  • Manutenção planejada: A equipe de manutenção oferece suporte e vistorias às máquinas em conjunto com os operadores. O objetivo é garantir o aumento do MTBF e diminuição do MTTR, ou em outras palavras, diminuir as quebras e prolongar a vida útil dos componentes.
  • Organização dos postos de trabalho: Tem foco nas melhorias de estação de trabalho, com objetivo de reduzir perdas por mão de obra. Trabalham a melhoria de ergonomia, dispositivos para mitigar erros operacionais e eliminação de atividades de não valor agregado.
  • Controle de qualidade: Procura a melhor qualidade possível dos produtos com objetivo do zero defeito e de cobrir 100% dos sistemas produtivos. O trabalho acontece com aplicação das metodologias de controle operacional (matrizes QA e QM), bem como a garantia de processos controlados e monitorados a desvios.
  • Logística: Otimização dos processos de armazenagem e transporte da cadeia. Mapear o fluxo de valor, reduzir estoque e movimentações internas.
  • Manutenção Antecipada: Aquisição e utilização de máquinas com alta performance, tempo de setup reduzido e baixo custo de aquisição.
  • Gestão de saúde e meio ambiente: Tem foco no trabalho contínuo de redução de consumo de energia com uso de melhores equipamentos, fontes alternativas, conscientização e monitoramento online dos consumos.

Nível mundial

O uso da metodologia WCM, associada a uma arquitetura de automação consistente, permite um suporte contínuo a todos os pilares, tornando o ciclo de ganho de produtividade e redução de custos acelerado.

A automação industrial reforça os pilares do WCM

Como você pode perceber, os pilares do WCM tocam em vários aspectos que são também grandes preocupações da automação industrial. A otimização dos processos e a busca do desperdício zero aliado à produtividade máxima são traços em comum que os dois conceitos apresentam.

O TPM e o WCM surgiram em uma época em que os avanços da automação industrial estavam à toda. As grandes indústrias perceberam que sem uma padronização eficiente, buscando o menor desperdício possível e a produtividade total, seria impossível aproveitar ao máximo o potencial dos novos equipamentos.

Em paralelo, a automação industrial passou por diversas revoluções a fim de permitir o avanço da produtividade nas indústrias. Essa associação da criação e aplicação das metodologias de TPM e WCM com a tecnologia aplicada está intimamente ligada e deve ser vista como uma contribuição para alavancar os principais benefícios e excelência dessas metodologias.

Mas além da ajuda dos pilares do WCM para a implementação de estratégias de automação industrial, o caminho contrário também é real: a automação industrial reforça os pilares do WCM.

Quer saber como? É só continuar a leitura!

Indicadores de gestão integrados com a produção

Grande parte das soluções que a automação industrial oferece são voltadas para ajudar as fábricas a controlar e melhorar sua produção. Como ter em mãos as principais métricas no momento necessário?

Com indicadores de performance que operam em tempo real, você pode acompanhar tudo o que suas máquinas produzem, saber se alguma delas está operando abaixo da sua capacidade, detectar quando elas irão precisar de manutenção antes de qualquer problema e fiscalizar de forma simples se as manutenções estão sendo realizadas.

Além disso, é possível guardar todos os relatórios de uma forma prática e segura. Assim, eles podem ser facilmente encontrados quando alguém precisar consultá-los, ou seja, indicadores certos, para o departamento e no momento que precisam ser analisados.

Esses indicadores reforçam quais pilares do WCM?

  • Desdobramento de custos
  • Melhoria focada
  • Manutenções em geral

Automação da força de trabalho

A automação industrial também vai além de integrações de sistemas e arquivamento de relatórios. Com robôs colaborativos,  impressores tridimensionais, dentre outros, a automação da força de trabalho na indústria já é uma grande realidade.

O pilar de Organização dos Postos de Trabalho é beneficiado por esse conjunto de recursos, principalmente na eliminação de valor não agregado. Com ela, você retira o seu trabalhador de ambientes insalubres, padroniza sua produção e evita erros que invariavelmente vão ser cometidos uma hora ou outra pelos operadores humanos.

A automação reforça quais pilares do WCM?

  • Segurança do trabalho
  • Desdobramento de custos
  • Organização dos Postos de Trabalho
  • Controle de Qualidade

Monitoramento

O monitoramento apoia de maneira direta os pilares de Controle de Qualidade, Manutenção Planejada, Antecipada e Gestão do Meio Ambiente.

Com 100% dos sistemas monitorados é possível intervir em tempo real para evitar o desperdício na produção de itens a serem descartados.

Um robusto sistema de gerenciamento de paradas contribui para a melhor visão e planejamento das manutenções. Sistemas flexíveis e rápidos contribuem para redução de tempo de setup e elevação do índice de eficiência.

Em relação ao pilar de Gestão de Meio Ambiente, eles permitem monitorar o consumo real de energia e apoiar decisões para redução e uso de fontes alternativas, que geram maior rentabilidade e menor impacto ambiental.

Em resumo, a sinergia da aplicação dos pilares de WCM com os recursos de automação industrial contribuem para alavancar de maneira consistente a excelência em produção, segurança e redução sistemática dos custos de produção.

Se você gostou desse artigo e conseguiu sanar todas as suas dúvidas, não deixe de conferir o nosso blog! Trazemos informações relevantes como essa toda semana só para você.

(imagens: divulgação)