Compartilhe este artigo:

A economia mundial, atualmente, passa por mudanças rápidas com a era digital, fazendo com que os modelos de negócios busquem as inovações que os tempos modernos impõem e mudem com eles. Do contrário, o risco é grande e as chances de ver sua indústria se tornar obsoleta e esquecida são altas.

A primeira revolução industrial teve como impulso a utilização do carvão para a ampla distribuição de energia elétrica, o que possibilitou que as fábricas começassem a produzir em série os produtos que ofereciam e assim trazer grandes inovações tecnológicas para todos, além de expandirem o mundo e colocarem um fim às barreiras geográficas do comércio.

Mas o que vemos hoje é diferente: estamos presenciando a consolidação da era digital e suas transformações impactam várias esferas da nossa vida, principalmente a economia e a forma como trabalhamos, promovendo uma grande quebra de paradigmas.

A nova revolução industrial: A era digital

Hoje, na era digital e na era da informação, estamos passando mais uma vez por uma revolução: Agora, as fábricas não usam carvão, mas o poder da tecnologia e da automação, interligando o mundo físico das máquinas com o mundo digital para se tornarem fábricas inteligentes.

Os resultados de todas as inovações da era digital são percebidos logo no setor industrial, com processos mais eficientes, aumento da produção, redução de erros e desperdícios e padronização de procedimentos à perfeição.

Nesse artigo, reunimos algumas informações que você precisa para extrair o máximo da produção e eficiência utilizando as principais tecnologias da era digital, fazendo da sua indústria uma fábrica inteligente e otimizada.

Continue a leitura para descobrir quais são e manter-se de acordo com as revoluções do mercado.

Os passos para a criação de fábricas inteligentes.

Criar um ambiente automatizado para tornar fábricas inteligentes envolve muito mais do que braços mecânicos e robôs. Acima de tudo, é um compromisso com a modernidade, que precisa ser abraçado por todos os colaboradores da indústria, e diz respeito à fábrica inteira, não só à linha de produção.

As recomendações que listamos neste artigo abrangem a manutenção de equipamentos, automatização de processos e produção de relatórios direcionados para a identificação de problemas antes mesmo que eles ocorram.

Integração de sistemas de chão de fábrica

Uma das tecnologias mais usadas em fábricas inteligentes é a integração de sistemas de chão de fábrica, que procura, ao aplicar a tecnologia da era digital na indústria, criar um ambiente acessível à operação.

Utilizando-se de recursos como gráficos, alarmes e telas sinóticas, todos os sistemas do chão de fábrica são integrados para facilitar o acesso dos responsáveis pela manufatura.

Essa integração de sistemas é um importante primeiro passo na transformação de uma indústria comum em uma fábrica inteligente, pois permite criar lógicas onde todas as ações são registradas e devidamente computadas pelos sistemas, reduzindo erros e aumentando a produtividade, além de proporcionar fácil acesso às informações que precisam chegar a níveis gerenciais e operacionais.

É nessa camada que os dados de produção são coletados, armazenados e disponibilizados para serem contextualizados e transformados em informação relevante para os gestores.

Sistemas de eficiência e qualidade

Os desafios de manter uma rotina produtiva e eficiente e ao mesmo tempo estar sempre atento ao funcionamento das máquinas é um dos problemas mais complexos enfrentados no dia a dia industrial.

Em fábricas inteligentes, completamente integradas, os erros são minimizados e os reparos podem ser agendados através de sistemas que indicam quando uma manutenção será necessária e quando o mau funcionamento de algum equipamento está interferindo na qualidade dos produtos.

Com isso, você evita paradas desnecessárias e reduz custos deixando suas máquinas em ótimo estado através de manutenções preventivas personalizadas para as necessidades de cada equipamento.

Em fábricas inteligentes, que se utilizam ao máximo dos recursos da era digital, você pode acompanhar em tempo real a produtividade e a qualidade, traçar metas através desse acompanhamento e identificar soluções inteligentes para problemas na fábrica antes mesmo que eles ocorram.

Integração de indicadores corporativos com o chão de fábrica

Os KPI’s (key performance indicators) são os relatórios indicadores corporativos com que se pode julgar a eficácia de planos, a eficiência das fábricas inteligentes, a qualidade do produto e várias outras questões pertinentes.

Fábricas inteligentes se utilizam desses KPI’s em conjunto com sistemas ajustados à realidade dos operadores e da equipe de manutenção, identificando os erros recorrentes e as suas causas, onde e porque ocorrem paradas desnecessárias na produção e eliminando gargalos de produtividade.

Com essa integração, você aumenta sua produtividade ao mesmo tempo em que reduz custos e fortalece os laços comunicativos entre setores, algo que todas as fábricas inteligentes e eficientes devem possuir na era digital.

Mas a era digital também traz outras questões na transformação de fábricas inteligentes, e uma delas é como os operadores e gerentes lidam com esses avanços. Continue a leitura para saber como!

Treinamentos e capacitação de pessoal

Oferecer todas essas melhorias e avanços para transformar uma fábrica inteligente, se mostra ineficaz se os operadores e gestores não entenderem os desafios da era digital.

Para que tudo funcione bem, o elemento humano deve estar alinhado ao mecânico, transformando a relação com as máquinas em uma simbiose eficiente e otimizada.

Por isso, sempre procure por empresas que oferecem a capacitação aos sistemas integrados na sua fábrica inteligente, e que ofereça segurança, logs e históricos de alterações de configurações, para ter certeza que tudo está correndo como deveria estar.

Assim, você aproveita ao máximo o valor desse importante avanço tecnológico e tem a certeza de que todos estarão no mesmo nível de entendimento das tecnologias revolucionárias da era digital.

Lembre-se sempre que as fábricas inteligentes envolvem a comunhão entre o elemento humano e os sistemas digitais, mentes e máquinas, com o propósito de transformar toda a nossa vida.

A Brasil Logic oferece serviços de automação para a criação de fábricas inteligentes seguindo padrões rigorosos estabelecidos pelas normas técnicas. Além disso, oferece capacitação para inserção de funcionários na era digital da produção. Fale conosco e venha nos conhecer!

Por Eduardo Vieira, diretor da Brasil Logic Sistemas.

(imagem: divulgação)