Compartilhe este artigo:

A visibilidade é um ponto muito importante no caminho para a indústria 4.0. Considerado como o primeiro passo, dá aos gestores a capacidade de acompanhar e gerenciar corretamente e em tempo real o que está acontecendo na cadeia de produção.

Além disso, a integração do gerenciamento das informações ao chão de fábrica traz respostas em tempo real. E utilizando este conceito de visibilidade, um bom sistema MES (do inglês, Manufacturing Execution Systems) tem a ganhar na facilidade com que gerencia as atividades da produção e permite aos gestores uma boa otimização das etapas de produção.

Quer saber mais sobre a visibilidade e os passos para uma indústria 4.0? Continue lendo nosso artigo!

Visibilidade e a indústria 4.0 – respostas em tempo real

A automação e a conectividade possuem grande importância no caminho para a indústria 4.0, mesmo que não sejam considerados como de fato passos para a Quarta Revolução Industrial.

Após ter uma fábrica automatizada e conectada, com a capacidade de aquisicionar os dados da produção de forma correta, é necessário mostrar esses dados em tempo real e entender o que estes dados significam para o chão de fábrica.

 Um ponto importante da visibilidade na indústria 4.0 é a disponibilidade das informações e o cruzamento destas informações, seja de forma autônoma ou feito através da intervenção humana.

O MES integrado ao chão de fábrica

E de fato o que significa a visibilidade para a indústria 4.0? De forma rápida, é a capacidade de otimização das etapas de produção, com as máquinas e as diferentes áreas da fábrica conversando entre si. Além desta troca de informações, as operações do chão de fábrica também podem ser escaladas e flexibilizadas de forma autônoma e integrada com o resto da linha de produção.

Todos esses fatores dependem de um MES funcional e otimizado para a visibilidade em prol da indústria 4.0. E este conceito de visibilidade vem para preencher justamente a lacuna entre o ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning) e os softwares específicos da planta industrial.

Um MES eficiente pode importar dados do ERP e de diferentes fontes diferentes da fábrica para integrar e otimizar toda a cadeia produtiva, permitindo uma troca de informações e integração de todas as plataformas utilizadas.  Comumente possuem visões de métricas de eficiência, estatísticas de produção e análises de qualidade. Uma integração consistente elimina boa parte de papéis e automatiza o fluxo de dados de paradas da produção.

Visibilidade em prol da eficiência e produtividade

As palavras eficiência e produtividade ganharam um novo patamar quando se fala em indústria 4.0. Ambas serão essenciais para manter a competitividade da produção perante esta nova Revolução Industrial.  O MES não é um conceito novo, porém boa parte das empresas não usufrui de um sistema integrado com a produção.

Com isso, a visibilidade se torna peça chave para a produção atingir maiores níveis de eficiência e produtividade, sendo imprescindível para poder integrar todo o sistema fabril. Os processos e a transformação digital do chão de fábrica deve passar a contar com uma boa forma de disponibilizar a informação e integrar todos os dados disponíveis através de uma só plataforma.

Após identificar todos os envolvidos na cadeia de produção, estabelecer os indicadores de desempenho dos processos e reunir estes indicadores, é importante ter um bom sistema que integra estas informações.

Saiba mais!

A Brasil Logic pode te ajudar nos passos para a indústria 4.0, como a implantação da visibilidade e as respostas em tempo real para o que está acontecendo no chão de fábrica.

Continue acompanhando as nossas publicações! Comente e compartilhe os nossos artigos!

(imagem: divulgação)