Compartilhe este artigo:

Enquanto que a Primeira Revolução Industrial surgiu pelo uso das máquinas a vapor, a Revolução Industrial na era da informação é nutrida por uma grande transformação digital.

A utilização de dispositivos que tornam possível a interação automática entre máquinas e controles é chamada de indústria 4.0.

Dentro desse contexto de tecnologias inteligentes e autônomas, podemos identificar 9 pilares que são a base de toda essa estrutura.

Nesse post vamos mostrar cada um deles. Continue lendo e confira!

Quais são os pilares da indústria 4.0?

Os nove pilares da indústria 4.0 são:

1. IoT

A IIoT é voltada ao incremento de produtividade, estabilidade da qualidade e apoio para tomada de melhores decisões. Nesse contexto, possui como característica um amplo espectro de aplicação

  • Inovação de processo: como a manutenção preditiva, por exemplo.
  • Inovação de produto: como eletrodomésticos inteligentes.
  • Inovação organizacional: sensores para organização da cadeia logística e fabril, por exemplo.

2. Big Data

Com tantos dispositivos interconectados, com capacidades de monitoramento e coleta de dados, é natural que surja a necessidade de organizar e fazer análise deles, que são produzidos em quantidade massiva.

Esse pilar, do Big Data, tem a ver com a busca de estratégias para convergir massas de dados e extrair insights que possibilitem um serviço de maior valor agregado, enquanto otimiza a produção com o menor custo.

Outro grande uso do Big Data é o apoio às estratégias de vendas e ganho de mercado.

3. Realidade aumentada

Este pilar trata de mostrar elementos do mundo real através de um dispositivo e, assim, possibilita certas interações.

Comumente utilizado para treinamentos em simuladores, a realidade aumentada traz uma experiência muito próxima da real, porém com muito mais segurança, tanto para o utilizador, quanto para o equipamento real.

Ao manipular equipamentos e seus componentes a partir de realidade aumentada é possível obter mais informações sobre estes, com detalhamento técnico e uma visualização mais real sobre cada aspecto do componente ou equipamento em si.

4. Cloud Computing

A escalabilidade do cloud é que possibilita que tantos dados sejam armazenados e processados.

Além do poder praticamente ilimitado, o cloud viabiliza o acesso e integração de informações e dispositivos.

Outro grande benefício dele é a manutenção dos dados e os mecanismos intrínsecos que mantém a segurança e integridade das informações manipuladas.

5. Simulações

Com a possibilidade de simular ações e resultados, a indústria 4.0 agiliza o processo de testes, criando produtos mais eficientes enquanto mantém o baixo custo.

Por ser um processo que ocorre antes da produção, ganha-se mais tempo e corrigem-se problemas que aconteceriam após um custo produtivo.

6. Manufatura aditiva

As impressoras 3D tem um papel importantíssimo na indústria 4.0.

Isso porque possibilitam a prototipação e a produção em baixa escala, e custo igualmente baixo.

Assim, é viável que sejam realizados testes de usabilidade e design.

7. Integração de sistemas

Quase tudo na indústria 4.0 é sobre conectividade, não só entre máquinas.

Sistemas integrados trocando informações tornam processos gerenciais muito mais ágeis.

Quando empresas estão conectadas, tanto internamente quanto externamente, atividades de apoio à manufatura e logística se tornam otimizadas e preditivas em relação à necessidade de uma linha de produção, por exemplo

8. Sistemas autônomos

Automatizar linhas de produção envolve a utilização de robôs capazes de executar tarefas como humanos, porém transmitindo dados sobre o que está sendo produzido.

Uma linha de produção robotizada permite que seu funcionamento ocorra sem interrupção e com um menor risco de incidentes.

Apesar de ainda ser um tabu, de fato, o ser humano contribuirá na indústria 4.0 com suas capacidades de raciocínio e inteligência, enquanto os robôs executam o trabalho pesado e repetitivo.

9. Cybersecurity

Por se tratar de ambientes e ecossistemas digitais, a segurança cibernética é crucial.

Um incidente de segurança pode não só destruir dados importantes, como comprometer a reputação de uma empresa.

Há muito se sabe que as informações que uma empresa possui são bens de valor intangíveis, portanto, esse pilar é um dos mais importantes para o sucesso da nova indústria.

Saiba mais sobre como entrar na indústria 4.0 de forma com que sua empresa seja beneficiada pela transformação digital, leia nosso artigo sobre digitalização e os primeiros passos para indústria 4.0!

(Imagens: divulgação)